Tendo como referência as imagens e debates apresentados no capítulo,caracterize a diferença entre a formação histórica e o mito fundador associado aos seguintes elementos:
A) a natureza brasileira.
B) a história da nação.
C) o papel do Estado e das lideranças políticas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A partir do nosso conhecimento sobre o Mito em torno do Brasil é uma criação dos colonizadores europeus, com raízes na Bíblia e em concepções milenares. O mito fundador descreve a origem de alguma característica natural ou social, tentando romantizar, aliviar ou mistificar a história, avaliemos os elementos abaixo:
A) Sob a ótica da natureza brasileira, podemos perceber o mito ao definir nossa nação como a “visão do paraíso”. Sabemos que a colonização foi um ato político de expansão mercantilista. Na visão simbólica, as grandes navegações eram vistas como desbravadores de fronteiras invisíveis e tidas como impossíveis e mortais. Os países exóticos, cheios de selvagens, era um Mundo Novo, paraíso na terra, o jardim do éden.
B) O Brasil, sua história como nação, foi instituído como colônia de Portugal e inventado sob o pretexto de terra abençoada por Deus, à qual, foi descoberta por acaso, guiado pelo Senhor, de modo magnífico, lhe reservado glorioso destinos. É essa elaboração que estamos submetidos como mito fundador. Aos povos nativos se referiam como selvagens, sem crença, modos ou costumes humanos, e que aqui, foram enviados com a missão de civilizar e trazer o progresso.
C) Para entender o papel do estado e das lideranças políticas sob a ótica do mito fundador, precisamos relembrar que na época em questão, tínhamos como colonizador, Portugal, país monarquista. Na monarquia, o Rei é um enviado de Deus, o escolhido, visto como figura intocável e sagrada. Por muito e para muitos, está profetizado que Deus virá às nações e línguas, e elas virão a Ele, assim está fundamentada a obra da evangelização dos novos céus e terras, por autoridades julgadas superiores.
Qual a função do mito?
Os mitos podem ser entendidos como representações das verdades nas profundezas da psique, a união da razão e das crenças, de acordo com suas origens, formam as diversas mitologias que conhecemos.
O mito nos cerca, seja na impossibilidade de provar em fatos alguns eventos, ou seja, por ideias plantadas através das gerações, ele não tem primordialmente a função de explicar a realidade, mas de oferecer alívio ao ser humano em mundo incerto.
Aprenda mais sobre mito aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22992
#SPJ1