Ed. Moral, perguntado por dudalaux, 1 ano atrás

Tendo como base os saberes construídos a partir do estudo do livro-texto da disciplina de Cultura Religiosa, avalie as asserções abaixo.


I. Por causa da angústia que causa e de seu poder limitador, a existência do sentimento de culpa exige enquadrá-lo em um quadro clínico clássico de patologia psicológica, devendo ser assim tratada como tal por profissionais da saúde.

II. É possível que a culpa seja imputada a alguém, especialmente a partir de regras e costumes sociais, sem que o indivíduo se sinta emocionalmente culpado, o que denota a subjetividade desse fenômeno psicológico.

III. A culpa é, historicamente, um elemento constituinte do pensamento religioso. O que difere as diversas religiões quanto a isto, no entanto, é a abordagem que fazem ao tema, que pode sofrer algumas variações tanto na sua causa, significado e resolução.

IV. De acordo com o livro texto da disciplina, ao mesmo tempo que perdoar pode ser uma tarefa penosa para os indivíduos, ele também é um ato libertador, conforme indicam estudos na área da psicologia e religião.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
14

F-V-F-V.

Observa-se que a culpa representa um tipo de sentimento subjetivo, o qual está relacionado com as experiências anteriores, a consciência e a personalidade de cada individuo.

Dessa forma, sabe-se que a culpa não é representada como uma patologia, mas como um sentimento destrutivo, o qual deve ser trabalhado para não se tornar uma patologia, geralmente alinhada ao processo de perdoar, tido como libertador pela maior parte das pessoas.

Perguntas interessantes