História, perguntado por ritagaraujo, 9 meses atrás

- Tendo como base o texto e o mapa a baixo, faça o que se pede.
"No processo de colonização, os capitães donatários tinham alguns direitos oferecidos pela coroa portuguesa: podiam escravizar e vender até 24 índios por ano, direito sobre a morte de escravos, gentios e homens livres de menor qualidade. Podiam, em alguns casos, deportar (degredo) colonos sem apelação ao rei. O senhor donatário, como grande proprietário de terras (latifundiário), podia também ceder pedaços de terra para outros colonos desenvolverem plantações e podiam ainda deter o comando militar e o direito de alistar colonos e formar milícias."

OBSERVAÇÃO:
Os capitães Donatários ou simplesmente Donatários das Capitanias foram administradores de grandes extensões territoriais denominadas de Capitanias Hereditárias. Parte de um projeto de manutenção e defesa das possessões portuguesas nas novas terras, estas se constituíram como um plano estratégico contra as investidas de outras nações europeias, especialmente franceses, holandeses e ingleses nos primeiros anos do “descobrimento”. Lembrando ainda que além d direitos od Donatários tinhas alguns deveres, tais como proteger o território contra invasores de outras nações europeias França, Inglaterra, Holanda e Espanha, e proteger a Capitania contra a invasão dos próprios indios....

As Capitanias Hereditárias

3. Com base nesse texto e com a observação do mapa das capitanias o qual demonstra qual era o território pertencente a Portugal, qual questão é a certa?

a) Esse texto revela que o Rei em nada mandava na administração colonial portuguesa. Os verdadeiros governantes eram os capitães donatários.

b) Os capitães donatários eram homens da pequena fidalguia portuguesa ou mesmo da nascente burguesia. Eram homens ávidos por lucros e por subir na vida. Por isso o sistema de capitania hereditária falhou, afinal eles não se preocuparam com o sistema como um todo, mas com seu próprio enriquecimento, deixando de lado as tarefas de representantes da coroa.

c) Os capitães donatários tinham tarefas voltadas para a segurança interna (contra os indígenas não submetidos) e externa da colônia (contra invasores europeus); monopolizavam o controle da terra, o que produzia uma distribuição de acesso à terra desigual; e eram os responsáveis pela organização da produção das matérias primas brasileiras, voltadas para a exportação.

d) As violências acima descritas inviabilizaram a continuidade das capitanias, já que as pessoas não queriam se subordinar a indivíduos com tamanho poder.​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por luiza20160787
14

Resposta:

letra c

Explicação:

Respondido por taisa78
10

Resposta:

letra C

Explicação:

no período de capitanias haviam dois tipos de cartas para do donatário que recebia a terra.

eram elas

carta de doação: nao podia ser vendida, era doada pra ele e passava de pai pra filho.

Carta foral: com direitos e deveres de explorar e proteger a terra e gerar lucros pra coroa.

bons estudos !

Perguntas interessantes