Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as afirmações abaixo sobre o Império Inca e assinale a alternativa correta acerca de como se deu o processo de declínio desse império:
Soluções para a tarefa
Eis o texto:
"Um resumo, uma análise ou uma continuação da polêmica demandariam demasiado espaço; bastará indicar as duas linhas principais de crítica. A primeira postula que qualquer “memória” do Inca pode ser reduzida a conteúdos atuais. Esses relatos sobre um Inca ambíguo — um herói cultural, origem de riquezas, mas também um opressor mesquinho — sugerem uma reflexão sobre o branco, e sobre os ciclos de aliança e guerra que com ele mantiveram durante séculos os índios do Ucayali. Incas de batina, ou fornecedores de motores, como alguns que apareciam no material shipibo, constituíam apoios convincentes para a suspeita de que dados e personagens históricos não eram mais do que peças na bricolagem mitológica. Outra linha crítica — compatível com a primeira — indicava fontes alternativas para a figura do Inca, fazendo desnecessária a tese da memória. O fantasma incaico, como sabemos, tem sido uma constante no mundo andino e circum-andino. Os agentes do império espanhol que incorporaram o modo “incaico” de entender a selva, os missionários empenhados em difundir o quechua como língua franca, os líderes de movimentos messiânicos que agiram como descendentes do Inca e os arautos de algumas variedades de nacionalismos indianistas têm atualizado constantemente, desde o século XVI até o presente, um mito Inca. A tese de Lathrap reivindica a consciência histórica dos índios amazônicos, mas de modo singularmente coerente com o paradigma primitivista: ela se manifestaria na lembrança passiva de uma origem cultural remota".
Fonte: SALEZ, Oscar Calavia. O Inca Pano: mito, história e modelos etnológicos. MANA 6(2):7-35, 2000. Páginas da citação: 7-8. Disponível: .
As alternativas são:
A
O declínio do Império Inca está intrinsecamente relacionado com o avanço de uma cultura nômade entre os povos sul-americanos, tornando insustentável a manutenção de um império como o estabelecido desde Machu Picchu.
B
O declínio do Império Inca se sucedeu em razão das constantes catástrofes naturais observadas na Cordilheira dos Andes durante o período pré-colombiano, fato esse que possibilitou a invasão da América andina pelos espanhóis.
C O declínio da dominação Inca na América do Sul se deveu aos constantes embates com os povos mesoamericanos, sobretudo em decorrência da rivalidade estabelecida com o Império Asteca e fomentada pela coroa espanhola.
D
O declínio do Império Inca se deve à cisão interna entre monarquistas e republicanos, de modo que as inconsistências internas do Império corroboraram com a invasão dos seus domínios por portugueses e espanhóis.
E
O declínio do Império Inca está fundamentalmente relacionado com o processo de colonização das Américas, uma vez que ao não se submeterem ao poder espanhol acabaram involucrados em conflitos assimétricos com os colonizadores.
É correta a alternativa E.
Os Incas não desapareceram por conflitos internos na América do Sul, nem por disputas políticas dentro do próprio Império e nem por causa de catástrofes naturais - para as quais, aliás, os Incas tinham ferramentas de adaptação - mas sim pelo conflito com os colonizadores.
Militarmente melhor equipados, os colonizadores representavam um conflito desigual, que os Incas, mais cedo ou mais tarde, perderiam, de modo que a submissão ao Império foi, em certo sentido, responsável por salvar vidas incas.