Tendo a realidade educacional brasileira como referência, vemos que não é difícil criticar a ad ministração pública em qualquer dos seus níveis (união, estados ou municípios) pelos inúmeros problemas da educação. Por outro lado, tam bém não é difícil defender, no plano da retóri ca, a efetivação dos direitos sociais, bem como sua ampliação para todos os brasileiros. Mas por certo não é fácil administrar um ente público ou garantir esses direitos. Muitos dos que criticam (com ou sem razão) os administradores públicos teriam dificuldades em decidir o que é melhor para as localidades nas quais residem. Tendo a tomada de decisão como referência, propomos a seguinte atividade:
a) Formem grupos.
b) Coletem dados do seu município, que podem ser obtidos na prefeitura de sua cidade ou no site do IBGE.
c) Coletem dados do país, obtidos no site do IBGE, para fins de comparação e perspectiva.
d) Destaquem os principais problemas do mu- nicípio: sugere-se educação, saúde, trabalho, moradia e assistência aos desamparados, presentes no rol do art. 6º da Constituição.
e) Cada grupo define o destino dos recursos disponíveis (que não podem ultrapassar 20% do PIB total do município, medido pelo IBGE) e explica suas decisões para a classe,
f) Os direitos sociais foram contemplados? Ou não? Discuta com os colegas as dificulda- des para decidir onde alocar os recursos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Os recursos são necessários
js2758046:
não entendi
Perguntas interessantes