Administração, perguntado por wanderley1988, 1 ano atrás

Tendo a palavra logística como significado a "arte de calcular", os estudos logíticos tem por mérito a realização de cálculos analíticos para alcançar a eficiência no que tange a custos menores e maior qualidade, este procedimento é visto por toda e qualquer organização. Todavia, na Administração Pública esse preceito é tratado pelo princípio da legalidade, ou seja, tem que estar previsto em lei. A Administração Pública realiza suas compras de produtos e/ou serviços, desde a era militar, a qual era necessário adquirir suprimentos, operar a estocagem, a movimentação e o transporte de bens, tais como: remédios, equipamentos, armamentos, uniformes, tropas, alimentos etc. Neste processo de aquisição, adquirir bens e serviços tinha que ser pelo menor preço e maior qualidade, o que acontece até os dias atuais, século XXI. ​VAZ, F. O. Logística no Setor Público. Maringá: UniCesumar, 2018. (adaptado). Com relação a esse tema, elabore um texto dissertativo explicando as vantagens e desvantagens da Central de Compras, considerando o processo de aquisição de canetas pela Administração Pública, constante da Unidade III, página 107 do livro da disciplina. Observação - Realizar a atividade em formato de texto dissertativo. - Discorra o texto com suas próprias palavras, realizando as devidas citações das fontes utilizadas, caso houver, de acordo com as normas da ABNT. - O número de linhas deve ser de no mínimo 20 e máximo 30. - Utilizar o arquivo disponível no Material da Disciplina (Modelo do Mapa) e seguir as instruções que estiver nele.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
0

Olá,

Pode-se inferir que com base na ideia de que a palavra logística tem como significado a "arte de calcular", você poderá texto elaborar um texto dissertativo explicando as vantagens e desvantagens da Central de Compras começando com a explicação do que é a centralização de compras; sendo ela basicamente (Chiavenato, 2011) como uma forma de enfatizar as relações escalares, isto é, quando determinado setor adquire maior poder e torna-se responsável pelas compras, mesmo relativas a outros setores.

No texto dissertativo explicando as vantagens e desvantagens da Central de Compras poderão ser apresentadas como vantagens o fato de que as decisões de compra podem ser tomadas por aqueles gestores que possuem visão sistêmica da organização.

Em segundo, esses tomadores de decisão são mais preparados, o que gera economia de recursos e evita compras desnecessárias. Os objetivos globais da organização são melhores atendidos e, por fim, com isso, elimina-se a duplicação de esforços, além de reduzir custos.

Já as desvantagens da Central de Compras começam com a decisão de gestores que podem estar distantes da realidade organizacional dos outros setores. Esses gestores possuem pouca vivência junto ao cotidiano da organização. Há maior demora na comunicação e, por fim, as decisões passam por cadeia escalar, o que pode gerar ruídos de comunicação, gerando distorções.

Abraços!

Perguntas interessantes