História, perguntado por juliocesarventura, 7 meses atrás

.temporialidade sagarda esta presente a quais aspectos ? me ajudem por favor​

Soluções para a tarefa

Respondido por sirlanecarmolemeslai
1

Houve um tempo em que o tempo

Levava muito tempo para passar

Tempo de folguedos, brincadeiras mil

Inocência da infância...

O tempo, porém foi passando...

A inocência foi ficando em um tempo que não volta mais.

Novo tempo foi chegando

Primavera da vida, mocidade!

Tempo de anseios, divagações...

Mas, este tempo também passou

Tempo da maturidade chegou, responsabilidades, compromissos,

Tempo de agir, não ser omisso!

Como tudo passa, o tempo também passou.

Hoje na terceira idade, muitos dizem, melhor idade

O tempo é apenas um tempo

Tempo de espera!

É comum ouvirmos frases como: Dê tempo ao tempo! Só o tempo dirá!

O tempo é o melhor remédio!

Mas o que é o tempo?

Como o tempo é pensado nas organizações religiosas? Você sabe a diferença entre tempo sagrado e tempo profano?

Você já parou para pensar sobre o que é o Tempo? Bem, é certo que podemos medir o tempo po rmeio de vários instrumentos, mas seria o tempo apenas uma ideia? E essa ideia apenas uma criação humana? Ao longo dessa unidade vamos procurar entender a importância do tempo Sagrado em algumas tradições religiosas.

Tempo sagrado

Para as religiões, ou para as pessoas religiosas existem diferenças entre o Tempo Sagrado e o Tempo Profano. Isso porque o tempo sagrado é tempo mítico, ou seja, primordial, o tempo da origem das coisas que se torna presente. Cada festa sagrada, cada tempo litúrgico consiste na atualização de um evento sagrado que teve lugar num passado mítico.

O tempo sagrado, que é relembrado por meio de festas e rituais, é um tempo inicial, original, o qual não é relacionado com o passado histórico, pois nada veio antes dele. O tempo sagrado é o momento memorável da criação ou origem, o homem religioso procura nas festas e rituais religiosos atualizar o pacto da criação. A atualização do ritual do tempo primeiro é a base de todo calendário sagrado. Essa festa não é a comemoração de um evento mítico, mas a sua reatualização, visto que o tempo sagrado é o instante prodigioso em que uma realidade foi criada, em que ela se manifestou pela primeira vez, plenamente. Por meio de seus rituais e celebrações as pessoas tentam uma volta a esse tempo original, de encontro total com o sagrado.

Assim, cada cultura possui uma maneira própria de explicar o tempo da criação como de reafirmar esse pacto entre as pessoas e os Deuses por meio de seus rituais e festas próprias de sua cultura. Mas também existe a concepção linear e progressiva de tempo (oposta à repetição cíclica que é típica das religiões orientalistas), que é própria das chamadas religiões históricas - Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, e que afirmam a intervenção de Deus na história, num acontecimento único, tendo como objetivo a salvação.

Um exemplo da temporalidade sagrada é a comemoração de fim de ano. Muito comum na maioria das tradições culturais e religiosas, também é a reatualização da origem do mundo e do universo (kosmos).

Participando ritualmente do fim do mundo e de sua recriação, o homem torna-se contemporâneo do illud tempus (tempo de agora e de sempre), portanto, nasce de novo, recomeça sua existência com ar reserva de forças intacta, tal como no momento de seu nascimento.

Obs: tenta ler para ver se vc entende

Respondido por flamengoo36f
0

Resposta:

Tem questões essa tarefa?

Explicação:

Perguntas interessantes