Português, perguntado por gilmarsilvacv, 1 ano atrás

tempo e modo predominante na fabula o Leão e o Rato – Um Leão dormia sossegado, quando foi acordado por um Rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato implorou: Por favor, se o senhor me soltar, tenho certeza que um dia poderia retribuir sua bondade. Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu solta-lo. Pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, ouvindo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
42

Vamos destacar alguns verbos do texto para avaliarmos em que tempo e modo eles se encontram:

"dormia", "foi acordado", "agarrou", "estava", "implorou", "resolveu", "caiu", "se aproximou", "roeu", "disse", "riu", "esperava".


Por essas formas verbais, podemos perceber que predomina o tempo PASSADO.

Quanto ao modo verbal, predomina o modo INDICATIVO, pois o texto relata fatos certos, ou seja, o autor tem certeza da existência de tais fatos.

Respondido por josegomesdesouza365
3

Resposta:

sla kk

Explicação:

sla kk kkkķkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Perguntas interessantes