Pedagogia, perguntado por rezende1102, 11 meses atrás



“Temos uma imagem empobrecida da língua escrita: é preciso reintroduzir, quando consideramos a alfabetização, a escrita como sistema de representação da linguagem. Temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzimos a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar e um aparelho fonador que emite sons. Atrás disso há um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê-lo seu. ”



FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2017. ePub.



Neste trecho, Emília Ferreiro nos mostra que para ensinar a ler e escrever precisamos pensar não só no resultado, mas no processo e nos sujeitos dele participantes.



Considerando as informações apresentadas no texto e no que aprendemos sobre alfabetização e letramento, avalie as afirmações a seguir:

I. O sujeito que aprende a ler e a escrever tem uma história e é com essa história que se deve trabalhar o processo de ensino-aprendizagem.

II. Não se deve levar em consideração aquilo que a criança aprende fora da escola, pois o espaço escolar deve ser privilegiado para o momento de aquisição do conhecimento.

III. O processo de de letramento acontece ao longo da vida do indivíduo

Soluções para a tarefa

Respondido por Damarisnov11
2

Resposta:

I e 3

Explicação:

Respondido por LarissaMoura3
5

Estão corretas as afirmativas I e III.

O texto exposto no enunciado da questão aborda a necessidade de introdução do processo de escrita como uma maneira de expressão na realidade, assim como, no contexto atual da educação.

Tal fato ocorre porque os sistemas de ensino se encontram voltados para uma ideia que se relaciona com a alfabetização sendo a única representante das linguagens. Mas muitas vezes, precisam estimular o processo de escrita como uma importante forma de expressão dos pensamentos e dos sentimentos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes