Temos que discutir os problemas do país de forma racional. Aprendemos a expressar na vida pública, na política, de forma organização, a superação desses problemas. Um deles está relacionado à condição da mulher na sociedade brasileira. O feminicídio é uma prática que tem aumentado. Somos um país machista.
Na política, essa questão expressa-se constantemente. Porém, há uma contradição entre a condição da população eleitora e a realidade da mulher no país.
Assinale a afirmativa que expressa a contradição citada anteriormente.
Há uma ausência de leis que protejam a mulher e busquem garantir a sua integridade.
Mesmo a mulher sendo a maioria dos eleitores, 52,5%, elas acabam tendo uma representatividade mínima. Na Câmara de Deputados, elas são menos de 10%.
Apesar de terem uma grande representatividade nas câmaras municipais, as mulheres não conseguem ascender aos parlamentos federais com a mesma intensidade. Há um preconceito nacional em relação à mulher expresso no voto.
Mesmo a legislação restringe significativamente a participação da mulher na vida pública, limitando o número de vagas nos partidos.
Existe uma definição de critérios para os cargos representativos federais que excluem as mulheres da possibilidade da representação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A contradição que o texto deixa subentendida é o fato de, apesar de ser a maioria do eleitorado, as mulheres são minoria absoluta nos órgãos representativos, de modo que as eleitoras são representadas, na prática, por homens que podem (e, muitas vezes, de fato não o fazem) não representar as suas vontades e necessidades políticas básicas.
Não há proibições legais para a participação da mulher na vida política e nem são maioria em virtualmente nenhum órgão legislativo importante no país, assim como há leis que visam protegê-las, embora sejam frequentemente descumpridas.
É correta a alternativa B.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás