Temos que admitir que o poder produz saber (e não simplesmente favorecendo-o porque o serve ou aplicando-o porque é útil); que poder e saber estão diretamente implicados; que não há relação de poder sem a constituição correlata de um campo de saber, nem saber que não suponha e não constitua ao mesmo tempo relações de poder. Essas relações de “poder-saber” não devem ser analisadas a partir de um sujeito de conhecimento que seria ou não livre em relação ao sistema de poder, mas é preciso considerar ao contrário que o sujeito que conhece, os objetos a conhecer e as modalidades de conhecimento são outros tantos efeitos dessas implicações fundamentais do poder-saber e de suas transformações históricas. Resumindo, não é a atividade do conhecimento que produziria um saber, útil ou arredio ao poder, mas o poder-saber, os processos e as lutas que o atravessam e o constituem, que determinam as formas e os campos possíveis do conhecimento. (FOUCAULT, 1975, p. 161) Assinale a alternativa que corresponde ao processo de subjetivação que o autor entende ocorrer pelo processo de escolarização:
Soluções para a tarefa
A escolarização se aplica como uma forma de preparar o indivíduo para os espaços sociais, ou seja, os processos de subjetivação, se organiza sob um olhar importante, que considera a base educacional, lado a lado com o saber. Letra D.
Um erro apresentado na questão está no aspecto crítico, visto que ele organiza a subjetivação a partir de um modelo para o ensino, assim como o sujeito e a escola como uma instituição social como um dos instrumentos para uma sociedade escolarizada e desenvolvida.
Como vemos o processo de ensino?
A partir do papel dos educadores que são um dos responsáveis pela formação de alunos, e, seres sociais, se adaptando as relações sociais, tendo profundo ligamento com a situação política e econômica da nação.
Mais sobre o planejamento escolar:
https://brainly.com.br/tarefa/20622573
#SPJ1