Temos, portanto, que a escola representa uma resposta ao processo de divisão social do trabalho: uma vez que este processo exige um grau de conhecimento cada vez maior para a execução satisfatória de uma atividade e, consequentemente, uma dedicação cada vez maior (o que envolve mais horas de ocupação com trabalhos e estudo), surge a escola para dar conta do processo educativo nesta fase do desenvolvimento social.
A respeito deste tema, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. A divisão social do trabalho é fruto direto das escolas, que, uma vez criadas, deram origem a este processo de diferenciação social estruturado.
b. A escola se apresenta como fruto de um desenvolvimento histórico e, portanto, consiste num fato arbitrário e contingente, podendo um dia vir a desaparecer.
c. A escola, por historicamente ter surgido só no Ocidente, não pode ser vista senão como uma instituição de dominação cultural, sem paralelos em nenhuma outra cultura e sociedade.
d. Não se pode pensar em divisão social do trabalho sem escolas, mas é possível pensar na ausência das famílias, pois esta instituição social não necessariamente contribui para a diferenciação estrutural das atividades profissionais.
e. As escolas nasceram do enfraquecimento das famílias, que já não conseguiam impor a seus filhos a disciplina e a moral.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: B.
Explicação: A escola se apresenta como fruto de um desenvolvimento histórico e, portanto, consiste num fato arbitrário e contingente, podendo um dia vir a desaparecer.
Perguntas interessantes
Filosofia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Saúde,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás