Ed. Física, perguntado por chaveselissandra7, 9 meses atrás

Temos como praticar a luta olímpica no Ambiente Escolar?JUSTIFIQUE .



ME AJUDEM,por favor ​

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasnas1213
2

Resposta:

As lutas enquanto conteúdo na Educação Física escolar ainda é pouco utilizada, muito provavelmente em decorrência de algumas concepções errôneas, especialmente, àquelas que relacionam a prática das lutas à violência e/ou ao vandalismo. Outro fator que talvez iniba a utilização dos conceitos e vivências corporais das lutas no cotidiano das aulas de educação física seja a falta de formação e informação acerca das possibilidades pedagógicas para se trabalhar as lutas como conteúdo.

   De acordo com Brasil (1997), nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN's –, a luta pode ser conceituada como jogo de oposição, em que os alunos podem utilizar-se de técnicas e estratégias para vencer seu oponente. Como atividades que englobam a luta, pode-se citar alguns exemplos, desde as brincadeiras de cabo de guerra e braço de ferro até práticas mais complexas como a capoeira, o judô, o karatê, dentre outras (Brasil, 1998 p. 70), desde que, sejam seguidos os princípios de inclusão e diversidade de movimento e, principalmente, a cultura dos alunos, atendendo assim, as necessidades dos indivíduos.

   Como parte da cultura humana, as lutas representam um meio eficaz de educação e um conjunto de conteúdos altamente importante para a Educação Física escolar, pois, qualquer que seja a modalidade de luta, exige respeito às regras, a hierarquia e a disciplina, valorizando a preservação da saúde física e mental de seus praticantes. As lutas assim como os demais conteúdos da educação física, devem ser abordadas na escola de forma reflexiva, direcionada a propósitos mais abrangentes do que somente desenvolver capacidades e potencialidades físicas (SOUZA JUNIOR e SANTOS, 2010).

   Diante do exposto, Darido e Rangel (2005) indicam como possibilidade pedagógica para o conteúdo de lutas, a discussão dos conceitos (equilíbrio/desequilíbrio, imobilizações, história e outros), procedimentos (aprendizagem dos movimentos) e atitudes (respeito ao próximo, formação de caráter, dentre outras).

   Independentemente do tipo de luta abordada, o professor de Educação Física, a partir de sua formação pedagógica reúne competências e habilidades para inserir em suas aulas alguns elementos das lutas como possibilidade de formação integral do aluno, porém, isso nem sempre acontece. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo investigar se o conteúdo de lutas é abordado nas aulas de educação física escolar e caso não o seja, qual seria o motivo para não ensiná-lo.

Explicação:


chaveselissandra7: obg
lucasnas1213: denada
chaveselissandra7: ,(。・//ε//・。)
Perguntas interessantes