ENEM, perguntado por ejoao1588, 7 meses atrás

Temos aqui uma tirinha da Mafalda bem interessante. Vamos ler com atenção:

Se dividirmos a história em quadrinhos, veremos que no começo a Mafalda está brava porque a televisão só fala de “use”, “compre”, “coma”, etc. Ela se sente ofendida pela maneira que a televisão concebe as pessoas e por isso tenta influenciar nas suas escolhas. Mas, depois de desligar a televisão, ela fica se perguntando mesmo o que as pessoas efetivamente são. E aí liga novamente a televisão. Como é possível explicar o sentimento de Mafalda? Escolha a opção que seja mais acertada segundo o seu critério:

a) Mafalda acredita que somos nós que definimos o que a televisão vende, oferece e promove. Sendo assim ela fica triste porque nós deveríamos assistir mais a televisão para poder influenciá-la.

b) Mafalda se sente ofendida porque a televisão não pensa sobre nossa identidade e acaba oferecendo qualquer tipo de produto sem considerar as diferenças entre as pessoas.

c) A televisão não oferece quantidade suficiente de opções para escolher segundo nossa vontade. Sendo assim Mafalda fica brava pelo fato de não ter opções apropriadas para ela.

d) Mafalda se sente triste porque a contínua oferta de produtos de maneira indiferente pela televisão demonstra que as pessoas não têm uma definição própria de quem são e do que desejam da vida.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por lyviamirella41
29

Resposta:

letra D

Explicação:

Na parte em ela diz "os malditos sabem oque ainda não sabemos" ela deixa explícito esse sentimento dela. (espero ter ajudado), BONS ESTUDOS❤✨

Respondido por 00ninguemseimporta00
5

Resposta:

D

Explicação:

(Além da interpretação não verbal do último quadrinho, que infere seu sentimento de tristeza/decepção, s tirinha é uma clara crítica em se tratando do fato de a televisão e massas midiáticas apenas ordenarem que compremos, usemos, e consumamos produtos exageradamente - Observamos, nesse sentido, o uso dos verbos no imperativo no primeiro quadrinho - Desmerecendo nossas próprias identidades, como se os seres humanos fossem meras "máquinas de consumo" para o meio industrial.

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Perguntas interessantes