ENEM, perguntado por erick8burrinho, 5 meses atrás

Temática abordada na obra: O FANTASMA DE CARTERVILLE?

Soluções para a tarefa

Respondido por hellendeviy
0

Explicação:

" Em janeiro, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) fez 450 resgates de animais silvestres em áreas urbanas do Distrito Federal. Em 2019, 4 mil animais foram resgatados. Ao se falar em ocorrências no geral, o número total de atendimentos feito pelo Batalhão Ambiental — incluindo resgates, apreensões de animais mantidos ilegalmente em cativeiro e outros crimes ambientais — chega a 9,5 mil.

Entre os bichos resgatados, os mais comuns são saruês, corujas, cobras, capivaras e filhotes de urubu. Em uma das ocorrências, no dia 7 de janeiro, foi capturada uma jiboia no Centro Metropolitano de Taguatinga. Também chamou a atenção um lobo-guará apreendido numa fazenda em Sobradinho II; um filhote de coruja no Setor de Rádio e TV Sul; e uma capivara encontrada nadando no espelho d’água do Palácio do Itamaraty. Mais recentemente, no último domingo (2), um jacaré foi resgatado da piscina de uma casa no Lago Sul.

O fenômeno, no entanto, não é exclusivo de Brasília. De acordo com o analista ambiental do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Thiago Silvestre Nomiyamada de Oliveira, o motivo dos bichos “invadirem” as cidades é o aumento acelerado e descontrolado da urbanização.

“O Brasil, ao mesmo tempo que comporta uma das maiores diversidades biológicas do planeta, encontra-se em crescimento populacional”, pontua.

O Major Souza Júnior, comandante do BPMA do DF, também aponta o crescimento populacional como principal responsável pelo deslocamento dos animais silvestres para áreas urbanas. “O ser humano ocupa cada vez mais o espaço dos animais. Estes lugares outrora eram ambientes naturais que acabaram sofrendo com a expansão da atividade humana”, explicou.

O major destacou que devido ao crescimento populacional, os animais precisam ocupar novos espaços — e que podem acabar não encontrando um lugar “na natureza”. Por isso, segundo o militar, não é raro aparecer animais silvestres em casas, nos motores de carro, nas avenidas e ruas da capital. "

Vejo com esses casos, que o aumento dos animais silvestre em ambientes urbanos ocorre cada vez mais. Tenho como perspectiva que daqui a alguns ano com a conscientização e a inclusão do desenvolvimento sustentável.

Um grande passo para solução é a inclusão do desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável pode ser compreendido como a ligação entre o desenvolvimento econômico, a preservação da natureza, animais e recursos naturais. O desenvolvimento sustentável visa o crescimento do bem, como o consumo moderado ligado ao cuidado com os animais e a natureza que o habite deles, implica possibilitar às pessoas agora e no futuro, atingir um nível satisfatório de desenvolvimento social, natural, animal e econômico, fazendo ao mesmo tempo um uso inteligente dos recursos da terra e preservando as espécies e habitats naturais dos animais silvestres.

Para ser alcançado o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento que os recursos naturais são infinitos.O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução de matérias primas ( desmatamento ), produtos e o aumento da reciclagem, com isso, os animais silvestre iriam ter o seu próprio espaço sendo respeitado e cuidado por uma sociedade conscientizada de que somos um só conjunto que formamos uma nação chamada Planeta Terra.


erick8burrinho: E o cuzinho já deu hoje?
Perguntas interessantes