Tema:Programa Nacional de Imunização
Fundação
O que é
Cuidados com imunizante
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) é uma ação coordenada do Governo Federal e que visa erradicar, por meio da vacinação em massa da população, uma série de doenças. Como resultado, entre os casos de sucesso estão a erradicação da varíola e da poliomielite do solo nacional. Por meio desse programa de política pública de saúde, toda a população brasileira tem acesso às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e sempre de forma gratuita.
Criado em 1973, o PNI tem como objetivos a inclusão social, ao permitir que qualquer cidadão tenha acesso às imunizações, sem distinção de qualquer natureza, sendo a responsável pelo armazenamento das vacinas e sua distribuição. As vacinações ocorrem nas unidades de saúde dos municípios, ou por meio de equipes volantes em regiões de difícil acesso. Além disso, campanhas nacionais são realizadas anualmente para atingir o máximo de pessoas possíveis.
Para garantir que todas as vacinas cheguem com a mais perfeita qualidade e dentro dos padrões máximos de conservação, o Governo Federal conta com uma área específica para armazenamento das vacinas e distribuição. O órgão é responsável em garantir o controle da temperatura, evitando a deterioração dos imunobiológicos, seja durante o transporte, seja durante seu armazenamento nas unidades de saúde espalhadas pelo Brasil.
Por sua vez, a responsabilidade nacional é da Coordenação-Geral do PNI (CGPNI), ligada ao Ministério da Saúde. O setor é responsável pelas atividades de imunização, além de contar com uma Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Insumos (Cenadi), localizada no Rio de Janeiro. A Cenadi conta área refrigerada, e é o complexo logístico que representa o nível central da cadeia de frio no Brasil. O local possui 17.600 metros cúbicos de área em temperatura de +2° C a +8° C. Possui ainda outra área de 2.646 metros cúbicos em temperatura de -20° C para conservação de congelados, e ainda um espaço próprio, com temperatura controlada entre +16° C a +17º C para recebimento, distribuição e armazenamento das vacinas.
Explicação: