Filosofia, perguntado por willianferreira3443, 2 meses atrás

Tema: Pensamento Mítico

1- O que narra o mito?

2- De que forma surge a consciência filosófica?

3- O que traz a Filosofia por meio da ruptura radical com os mitos?

4- Qual a importância de fazermos uma análise dos mitos?

5- O que significa negar o mito?

6- Qual a primeira forma de dar significado ao mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por caua12345789
2

Resposta:

1. O que narra o mito?

R= O mito, narra a origem do mundo e de tudo que existe nele, e a terceira principal maneira de narração mítica é: 3. Encontrando as recompensas ou os castigos que os deuses dão a quem lhes obedece ou a quem lhes desobedece, respectivamente.

2. De que forma surge a consciência filosófica?

R= De acordo com Descartes, e o seu princípio "penso, logo existo", a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento. Através dela sabe-se que se existe e que se é, ou seja, uma coisa pensante, uma alma separada do corpo.

3. O que traz a Filosofia por meio da ruptura radical com os mitos?

R= Segundo Marilena Chauí, “a filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas”.

4. Qual a importância de fazermos uma análise dos mitos?

R= O estudo da mitologia é importante para a reconstituição da forma como determinado povo enxergava o mundo, assim como de suas crenças religiosas. Nessa área, há também uma análise comparativa entre diferentes mitologias a fim de encontrar aproximações entre elas.

5. O que significa negar o mito?

R= Negar o mito é negar uma das forças fundamentais da existência humana. O mito é a primeira forma de dar significado ao mundo: fundada no desejo de segurança, a imaginação cria histórias que nos tranqüilizam, que são exemplares e nos guiam no dia-a-dia.

6. Qual a primeira forma de dar significado ao mundo?

R= o Mito tem importância pelo fato de ser a primeira forma de dar significado ao mundo. o Mito na totalidade do real, não apresenta mais abrangência nem o distintivo existencial que havia na sua origem, isto é, no Mito primitivo. o Mito possibilita ao homem lutar e viver criticamente contra tudo o que lhe é adverso.

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes