TEMA: PARÁGRAFO PADRÃO
1) IDENTIFIQUE QUAIS AS SEGUINTES FORMAS DE SEE INICIAR O PARÁGRAFO SE ESTRUTURA O TEXTO EM QUESTÃO:
> DECLARAÇÃO INICIAL
> DEFINIÇÃO
>dIVISÃO
>POR ENUMERAÇÃO
>INTERROGAÇÃO
>POR DESCRIÇÃO DE DETALHES
>POR CONFRONTO
>PELA EXEMPLIFICAÇÃO
2) APRESENTEMO TEXTO (DE MODO A REALÇAR AS IDEIAS PRINCIPAIS E PONTO DE VISTA.
3) REDIJA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO, DE MODO A SITUAR A SUA OPINIÃO
O AMOR NÃO CASTIGA
CASTIGAR OU NÃO CASTIGAR? O AMOR JAMAIS IMPÕE CASTIGOS. "RESPEITO" NADA MAIS É DO QUE MEDO.POR OUTRO LADO, CASTIGO É APENAS UMA FORMA DE VINGANÇA. O ATO DE REFLEXÃO ( QUE PODE SER INCLUSIVE VIOLENTO ) NÃO É CASTIGO, MAS UM ATO DE AMOR, PORQUE TEM EM SI A CURA COMO PROPÓSITO.
O CASTIGO COMO VINGANÇA É UMA ATITUDE DE ÓDIO, QUE GERA MAIS ÓDIO. QUANDO A CRIANÇA NÃO RESPEITA A NOSSA LIBERDADE OU A DE OUTRAS PESSOAS,PODEMOS DAR-LHE UMA PALMADA NO MOMENTO DO DESRESPEITO, PARA QUE SUA MENTYE FAÇA UMA ASSOCIAÇÃO DA PALMADA COM O MOTIVO DO CASTIGO. NÃO EXISTE PROBLEMA NISSO PORQUE A CRIANÇA APRENDERÁ E COMPREENDERÁ , SEM QUE ESSE TIPO DE CASTIGO DEIXE MARCAS NA SUA MENTE. O ATO TERÁ COMEÇADO E TERMINADO COM UM RESULTADO LÓGICO, COMO ACORRE NA PRÓPRIA VIDA.
CAUSAMOS GRANDES PROBLEMAS À CRIANÇA QUANDO LHE PASSAMOS UM SERMÃO QUE ELA NÃO ENTENDE, MAS PERCEBE O NOSSO DESGOSTO E NOSSA REJEIÇÃO, QUE COMPREENDE BASTANTE BEM, E COMEÇA A SENTIR-SE CULPADA POR ALGO QUE É A MORAL, O "DEVER" E AS "NORMA" QUE ELA NÃO ENTENDE, MAS QUE TEM DE CUMPRIR PARA QUE NÓS NOS MOSTREMOS SATISFEITOS COM ELA. SE A CRIANÇA PERCEBER EM NÓS O RESCENTIMENTO DA VINGANÇA, ESTAREMOS AJUDANDO-A A TRANSFORMAR-SE NUMA PESSOA VIOLENTA E RECENTIDA. NÃO TENHA DÚVIDA DISSO.
QUALQUER PESSOA QUE SOBE NUMA ÁRVORE, CAI SE SE MACHUCA,APRENDE A AGIR COM MAIS CUIDADO DA SEGUNDA VEZ, SEM QUALQUER SENSAÇÃO DE CULPA. ASSIM,QUANDO RECEBE UMA PALMADA, A CRIANÇA ASSOCIA ESSE CASTIGO AO QUE TIVER ACABADO DE FAZER, SEM QUE ENTRE EM JOGO A MORAL E A CULPA, E SIM A REALIDADE.MAS O ADULTO DEVE DAR A PALMADA SEM DEMOSNTRAR ÓDIO, PARA QUE NÃO FIQUE GRAVADO NA MENTE DA CRIANÇAQ QUALQUER SINAL DE RECRIMINAÇÃO NEM DE ACUSAÇÃO, NUMA DEMOSNTRAÇÃO DE AMOR. ISSO NÃO QUER DIZER QUE NÃO POSSAMOS CONSOLÁ-LA SE ELA CHORAR, COMO FARIA SE ELA CAISE DE UMA ÁRVORE. É A ATITUDE QUE FAZ A DIFERENÇA.
SE QUEREMOS MUDAR A NÓS MESMOS, TEMOS QUE PROCURAR FAZÊ-LO COM BASE NA COMPREESÃO , NA INTUIÇÃO, COM CONCIÊNCIA E TOLERÂNCIA, SEM VIOLÊNCIA.. E TODOS NÓS PRECISAMOS AGIR DO MESMO JEITO. TODO TIPO DE REPRESSÃO TEM UM ÚNICO MOTIVO: A INSATISFAÇÃO QUE SENTIMOS EM RELÃO AO NOSSO PRÓPRIO "EU" , A NOSSA INTOLERÂNCIA. QUEM NÃO É LIVRE NÃO PODE DAR LIBERDADE. E QUEM NÃO AMA A SI MESMO NÃO PODE DAR AMOR. É IMPOSSIVEL FINGIR AMOR, PORQUE A BOCA PODE DIZER UMA COISA , MAS NOSSA VOZ , NOSSA ATITUDE E TODO NOSSO CORPO ESTARÃO DIZENDO OUTRA.HVERÁ TAMANHA CONTRADIÇÃO QUE TODO O AMBIENTE ACABARÁ CONTAMINADO. É PREFERIVEL DEIXAR QUE OS OUTROS VEJAM A NOSSA VERDADR, MOSTRANDO-LHES, COM TODA A SIMPLICIDADE, O ESTADO EM QUE NOS ENCONTRAMOS E NOSSA CAPACIDADE REAL NESSE MOMENTO.
QUANDO ALGUÉM FAZ O BEM COM TODO O SEU CORAÇÃO, COMO UMA EXPRESSÃO NATURAL DO SEU SER, NÃO TEM CONCIÊNCIA DISSO. SE ESTAMOS CONCIÊNTES DE UMA ATITUDE ASSIM E NOS ORGULHAMOS DELA , É PORQUE ESTAMOS SENDO DOMINADOS PELO "EU" QUE TUDO COMPLICA, E POR ISSO PENSAMOS SER MAIS IMPORTANTES DO QUE OS OUTROS. PIOR AINDA É A HIPOCRISIA DOS PAIS E DOS MESTRES QUE SE MOSTRAM COMO MODELOS DE UM COMPORTAMENTO QUE NÃO SABEM SEGUIR, DANDO LUGAR AO DESAPONTAMENTO E À DESCONFIANÇA DAS CRIANÇAS, QUANDO SEU ÍDOLO DESMOPRONA. ESSA DESILUSÃO DAS CRIANÇAS ACABARÁ DANDO LUGAR AO ÓDIO.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O AMOR NÃO CASTIGA,
CASTIGAR OU NÃO CASTIGAR?
"RESPEITO"
NADA MAIS É DO QUE MEDO.
POR OUTRO LADO, CASTIGO É APENAS UMA FORMA DE VINGANÇA.
O ATO DE REFLEXÃO ( QUE PODE SER INCLUSIVE VIOLENTO ) NÃO É CASTIGO, e vc vai continuando
CASTIGAR OU NÃO CASTIGAR?
"RESPEITO"
NADA MAIS É DO QUE MEDO.
POR OUTRO LADO, CASTIGO É APENAS UMA FORMA DE VINGANÇA.
O ATO DE REFLEXÃO ( QUE PODE SER INCLUSIVE VIOLENTO ) NÃO É CASTIGO, e vc vai continuando
Perguntas interessantes