Tema: Origem da vida "Hipóteses".
1° Passo: Leia o texto: Você já parou para olhar ao seu redor? Observou a imensa
variedade de cores e formas existentes entre os seres vivos? Já parou para pensar
sobre a vida presente nos oceanos, em águas quentes sulfurosas e em águas geladas
da Antártida? Sobre a vida presente no alto das montanhas e tantos outros lugares
existentes na superfície terrestre? A humanidade, há muito tempo, vem refletindo:
Como se originou a vida em nosso planeta? De onde viernos? Diferentes civilizações e
culturas vêm tentando dar respostas para essas perguntas e buscado formas de
respondê-las. E você, o que pensa a respeito?
2° Passo: Responda as questões
A - O que vocês pensam ou sabem sobre a origem do Universo? Há relação com a
origem da vida? Comentem.
B- Vocês conhecem alguma crença, mito ou teoria científica acerca do surgimento da
vida? Descrevam.
C-Diferenciem crenças e mitos de teorias ou fatos científicos acerca do surgimento da
vida.
Soluções para a tarefa
A- na ciencia o surgimento do universo foi atravez do big bang, uma grande explosão que separou todos os planetas de si formando sistemas solares.
B- Existem diferentes crenças para a origem da vida na Terra. Muitas pessoas acreditam que foi Deus quem criou o universo do nada, mas essa é uma hipótese baseada no cristianismo e conhecida como criacionismo.
Mesmo na biologia, existem diferentes teorias que tentam explicar a origem da vida na Terra e até os dias atuais existem debates e tentativas de comprovação dessas teorias.
Uma delas diz que os primeiros seres vivos eram autotróficos, ou seja, conseguiam seu alimento a partir da energia luminosa do sol, realizando fotossíntese.
Também existe a hipótese heterotrófica, sugerindo que os primeiros seres vivos eram muito simples e incapazes de produzir seu próprio alimento e, por isso, se alimentavam de pequenas moléculas orgânicas disponíveis no meio onde habitavam.
C- Um exemplo famoso de mito a respeito do surgimento da vida é o do livro "Gênesis" que se encontra na Bíblia. Um mito ou crença não se baseia em evidências mas sim em uma determinada cultura de um povo. Já teorias ou fatos cientificos se baseiam em provas, evidências e estudos por parte dos cientistas. Há também teorias que não são consideradas fatos científicos por falta de aprovação da comunidade científica, porém estes últimos não são considerados mitos por terem um mínimo de fundamento em alguma evidência. Ou seja, uma história é considerada um mito ou crença quando não é baseada em evidências.