Tema :
incas
incas
se destacam
118) Em
Termos
Culturais, como
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Incas foi uma importante civilização pré-colombiana, que desenvolveu um extenso império na região andina. O Império Inca se estendia por territórios, que agora respondem à parte da Colômbia para o norte do Chile e da Argentina. Os incas, bem como astecas, constituíram uma complexa civilização voltada para a construção de um enorme sistema rodoviário. Essa civilização desapareceu da conquista feita pelos espanhóis no século XVI.
Origens.
A região andina, onde a civilização inca foi desenvolvida, foi habitada por grupos humanos de aproximadamente 4,00 aC e, antes dos Incas, se refugiar outra grande civilização chamada Chavín, cerca de 900 aC e 200 aC. O Quéschua Incas dominou a região de Cuzco. Desde pelo menos 1000, mas do século XV, eles começaram um processo de centralização e conquista territorial.
A aparência oficial do Império Inca ocorreu, segundo os historiadores, com o domínio da Sapa Inca (termo em Quéchua pelo Imperador) Pachacuti. Durante seu domínio, os Incas começaram a conquista territorial da região andina, um processo que continuou por outros imperadores do Inca.
Os incas conseguiram construir um império territorial muito extenso, que se estendeu por mais de 4. 000 quilômetros, da parte da Colômbia ao norte do Chile e da Argentina. Os povos conquistados por eles eram obrigados a pagar impostos, e as regiões dominadas foram integradas no Império, construindo estradas (os Incas têm mais de 40 mil quilômetros de rodovias), em ordem de Sapa Inca, e culturalmente absorvido pelo deslocamento de Quéchua população para essas regiões.
O magnífico império dos Incas foi chamado por eles de Tawantisuyu (o império das quatro direções em Quéschua) e foi dividido em quatro províncias principais chamadas:
Chinchasuyu (para o norte);
Antissuyu (para o leste);
Contisuyu (oeste);
Colagsuyu (sul).
Características dos Incas
Os incas construíram um império com base em um sistema de governo conhecido como teocracia. Neste sistema político, o governo sofre uma forte influência nas crenças religiosas. No caso dos Incas, a Sapa Inca foi vista como sucessor do sol e, portanto, possuía poderes ilimitados. Os poderes da Sapa Inca influenciaram a vida das pessoas e determinaram quando poderiam se casar, viajar e mudar para outras áreas do Império, etc.
Além do tamanho territorial, o Império Inca foi caracterizado pela grande diversidade de povos e culturas dominadas pelos Incas/Quéschuas. Estima-se que o Império Inca teve cerca de seis a dez habitantes. Nesta vasta população, havia pelo menos 30 idiomas diferentes.
Não pare agora. É mais depois de publicidade;)
A base da economia foi a agricultura que produziu todos os incas possuídos. A alimentação foi baseada em milho e batata, no entanto, os incas também produziram grandes quantidades de coisas como algodão e pimenta. A fertilidade da agricultura dos Incas foi o resultado do uso de uma técnica conhecida como curvas planas.
A produção agrícola ocorreu em Ayllus, que consistia em uma unidade social, na qual um grupo de pessoas cultivou um terreno particular. Foi o dever de Ayllu produzir tudo o que é necessário para sua própria sobrevivência, além de pagar os impostos que eram devidos à Sapa Inca. Dependia do líder de Ayllu, conhecido como Kuraka, para fazer uma divisão igual da comida produzida e também ajudar os membros de sua Ayllu, que enfrentaram dificuldades.
Além disso, os Incas desenvolveram uma forma de trabalho obrigatório chamado Mita. A Mita determinou que todo trabalhador inca deve trabalhar para o estado por um determinado período no ano. Assim, quando o imperador convocou, os trabalhadores foram feitos para trabalhar em trabalhos de construção de estradas públicas, por exemplo.
Decadência dos Incas
Os incas, como aconteceu com os astecas, teve seu Hastian decadente com a chegada dos espanhóis. Quando os espanhóis chegaram aos territórios dos Incas, encontraram o império dividido entre os dois filhos de Huayna Capac, o último Sapa Inca, que morreu em torno de 1525 ou 1527.
Seus filhos, Huáscar e Atahualpa, disputados entre si a sequência de poder e, portanto, capturou uma guerra que enfraqueceu o império. Os historiadores registraram, por exemplo, o evento de uma grande batalha em Quito que levava à prisão de Huáscar. O conquistador espanhol Francisco Pizarro aproveitou esta divisão dos Incas e realizou a conquista do Império.
O domínio dos espanhóis na região durou de maneira delicada por algumas décadas e enfrentou várias rebeliões. A ocupação dos territórios Inca dos espanhóis levou à colonização desta região correspondente ao atual Peru e a aparência do vice-reino do Peru
Explicação: