Tema: De Quem é o Direito da Terra?
-Qual é a cor da pele da maioria dos moradores da ocupação da antiga Usina Aradianópolis?
-Como aconteceu a ocupação?
-O que os moradores fizeram com as terras ocupadas?
-Qual foi a ação da polícia para garantir a reintegração de posse do terreno?
-Na sua opinião, de quem deveria ser a Terra? De quem produz nela ou de quem a compra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
-A Constituição Federal reforça o Estatuto da Terra quando fala de propriedade, no capítulo dos direitos fundamentais das pessoas (artigo quinto, inciso vinte e dois e vinte e três), garante a todos o direito de ser proprietário e dá ao estado a responsabilidade de fazer com que a terra cumpra a sua função social.
-dividido entre 570 famílias agricultoras, que aguardam a desapropriação oficial.
-A ocupação da área começou em 1998 e passou por muitas complicações. Ocupação, organização, reocupação. Hoje, os 3.600 hectares são ocupados por mais de 500 famílias agricultoras.
-O terreno da antiga Usina Adrianópolis encontra-se no município de Campo do Meio, Sul de Minas Gerais, margeado pela represa da Hidrelétrica de Furnas. Durante muitas décadas, a usina de açúcar e álcool foi um dos motores econômicos da cidade e promoveu a plantação contínua de 3.600 hectares de cana de açúcar. A empresa ficou famosa por contratar trabalhadores rurais da região para as épocas de colheitas, mas em 1970 começou a se familiarizar com a palavra “falência”.
-Na sua opinião, de quem deveria ser a Terra? De quem produz nela ou de quem a compra? na minha opinião a terra não e de ninguém apesar que tem gente sem noção que destrói a terra.
Explicação: espero ter ajudado !