Português, perguntado por gelvanisilva1234, 5 meses atrás

TEMA DA PESQUISA TEMA: A Literatura Brasileira após a Independência: O Romantismo indianista sob a ótica de José de Alencar e Gonçalves Dias
1. Identificar as principais características do Romantismo da Literatura Brasileira 2. Identificar a relação da Literatura Brasileira após a Independência com o estilo literário: Romantismo
3. Conhecer, analisar, compreender e refletir sobre o Romantismo indianista e nacionalista sob a ótica de José de Alencar e Gonçalves Dias, a partir das obras citadas JOSÉ DE ALENCAR OBRA: Iracema (1865) GONÇALVES DIAS OBRA: Canção do Exílio, 1843
4. Identificar as características indianistas, atribuídas aos personagens, sob a ótica dos autores José de Alencar e Gonçalves Dias
5. Ilustrar, por meio de desenho, os personagens principais e nacionalismo presente nas obras citadas​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por brunosimonsp
0

O Movimento Literário chamado de Romantismo vigeu durante os séculos XVIII e XIX e tinha, entre suas principais características:

  • Rompimento com a tradição clássica;
  • Experimentalismo e maior liberdade formal;
  • Idealização, principalmente do amor entre homem e mulher;
  • Escapismo e fuga da realidade, por meio da morte, loucura ou da arte;
  • Egocentrismo (o "eu" como centro do mundo);
  • Sentimentalismo exacerbado; e
  • Nacionalismo

Romantismo No Brasil

No Brasil, além das característica clássicas do Movimento, o Romantismo, principalmente em sua primeira expressão, chamada de indianista, ganhou elementos próprios, tais como:

  • exaltação da natureza;
  • exaltação do indígena como herói nacional;
  • construção de uma identidade nacional;
  • Idealização da relação entre colonizados e colonizador;
  • exaltação de valores como a coragem e a humildade; e
  • valorização e reconstrução do passado histórico.

Romantismo e Independência

No Brasil, o Romantismo teve como marco inicial  a publicação do livro de poesias "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836. Ou seja, foi um movimento iniciado pouco depois da Independência, o que conferiu a muitas de suas obras um tom ultranacionalista e de exaltação da identidade nacional, bem como um certo matiz anticolonialista e de valorização dos povos originários.

Pode-se dizer, portanto, que o Romantismo, enquanto movimento surgido após a independência, ficou marcado pelo rechaço às tradições clássicas e pelo esforço de construção de uma literatura verdadeiramente brasileira.

José de Alencar e Gonçalves Dias

José de Alencar e Gonçalves Dias foram dois dos grandes autores românticos brasileiros, notadamente da primeira geração, conhecida como indianista. Ambos os autores difundem, em suas obras, as características mais marcantes do romantismo nacional, tais como idealização, indianismo, nacionalismo e exaltação da natureza.

Em Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, a protagonista, que dá nome à obra, é de origem indigena e representa valores como o amor à terra natal e à natureza, enquanto que seu par romântico, o europeu Martim, simboliza valores como honra e coragem. A relação entre os dois é um símbolo da relação entre colonizados e colonizadores. Dessa relação nasce Moacir, que simbolizaria o sincretismo, dando origem à "raça" brasileira.

Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, é uma ode ao Brasil, principalmente à exuberância da natureza. Publicada no livro de poesias "Primeiros Cantos", de 1857, a obra fala sobre o sofrimento do eu-lírico por viver longe de sua terra natal, de sua cultura, de sua gente etc.

O poema expressa temas caros ao Romantismo brasileiro, tais como exaltação da pátria. A identificação da obra com o sentimento nacionalista era tão forte que alguns dos versos do poema foi, inclusive, utilizado no Hino Nacional:

"Nossos bosques têm mais vida

Nossa vida, (nos teu seio) mais amores"

Ilustração

O desenho deveria conter ao menos uma representação dos personagens Iracema, Martim e Moacir, que simbolizavam valores como amor à patria e à natureza; heroísmo, honra e os valores burgueses; e identidade nacional, respectivamente.

Representando Canção do Exílio, a natureza exuberante do Brasil, em contraponto aos valores europeus, deveriam estar caracterizados.

Mais sobre o Romantismo no Brasil:  https://brainly.com.br/tarefa/21224858

#SPJ1

Perguntas interessantes