Sociologia, perguntado por NA123456, 5 meses atrás

TEMA DA DISSERTAÇÃO:“INTERSECCIONALIDADE 30 linhas me ajudeeee é para amanhã ​

Soluções para a tarefa

Respondido por calebdaniel482
1

Resposta:

×

Interseccionalidade

Por Camila Betoni

Mestrado em Sociologia Política (UFSC, 2014)

Graduação em Ciências Sociais (UFSC, 2011)

Categorias: Sociologia

Compartilhe:

Ouça este artigo:

O termo interseccionalidade é usado para fazer referência às formas como diferentes marcadores sociais - de gênero, raça, classe, sexualidade, entre outros - interagem entre si influenciando a forma como experimentamos a vida em sociedade. O conceito nasceu no final da década de 1980 e seu uso no Brasil tem sido popularizado nos últimos anos pelas múltiplas vozes do feminismo negro.

Em um artigo publicado em 1989, a norte-americana Kimberlé Crenshaw (1959) foi a primeira intelectual a sistematizar a ideia de interseccionalidade. Ela a definiu como um método para compreender a maneira como múltiplos eixos de subordinação se articulavam e para pensar estratégias para superá-los.

Historicamente, o movimento feminista ocidental foi majoritariamente liderado por mulheres brancas de classe média. Como efeito, muitas das reivindicações apresentadas partiam exclusivamente da experiência deste grupo, identificando as mulheres como um sujeito único. Um exemplo é a luta pela inclusão no mercado de trabalho, que partia da ideia de que a maioria das mulheres estavam, até então, limitada à esfera doméstica. A experiência das mulheres negras e de classes populares mostra que boa parte da população feminina sempre esteve exercendo o trabalho fora do âmbito doméstico, seja na forma assalariada ou mesmo, como indica a história brasileira, escravizada.

Perguntas interessantes