História, perguntado por luyzadias6, 11 meses atrás

Tema: As revoltas da República Velha.

Texto base:

Como visto em sala de aula durante as aulas presenciais, muitas revoltas aconteceram nos primeiros anos da época da história do Brasil chamada de República Velha ou Primeira República. Fase da história do país que aconteceu a partir de 1889 quando o Brasil deixa de ser uma monarquia, governado por uma nobreza para se tornar uma república, governado por populares. Porém, por mais que estas mudanças tenham acontecido, o governo republicano continuava assim como o antecessor, talvez até pior que este, ocasionando muita desigualdade social no país. Os governantes da República não olhavam para o Brasil como um todo, muitas regiões do país sofriam com pobreza extrema e miséria, o governo não assistia a necessidades de regiões do país que estivem desvinculadas aos seus interesses econômicos principalmente. Regiões como o norte e nordeste brasileiros não eram assistidos pelo governo. Agora, o sul e o sudeste, os principais produtores de do café, o produto que fazia na época a economia brasileira funcionar, eram regiões tratadas de forma especial pelo governo. Regiões como São Paulo e Rio de Janeiro eram as mais vistas e valorizadas pelos governantes. Então, boa parte da população do país, mesmo as que estariam em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, mas que eram pobres, se revoltavam Brasil afora. E muitos foram os movimentos revolucionários em busca de justiça social.

Responda a questão

1 - Com base na aula de hoje e no texto base, aponte quais das alternativas estariam corretas.

a) A Guerra de Canudos foi uma das chamadas revoltas messiânicas. Já que o líder da comunidade de Canudos, uma cidadela localizada em uma fazenda no interior da Bahia, era um religioso. Uma espécie de líder comunitário que se orientava pelas suas interpretações religiosas. A comunidade Canudos, era enorme, por volta de 25 mil pessoas estavam reunidas e tentavam sobreviver unidos em meio a seca e a falta de assistência do governo. Esta comunidade prosperava, o que desagradou fazendeiros, a igreja local e principalmente o governo que temia a revolta desta comunidade. Sendo assim, o exército brasileiro foi e massacrou matando milhares de pessoas.

b) A Revolta da Vacina foi uma revolta que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 1904 e durou 8 dias. A população estava descontente com as políticas de reurbanização da cidade. Boa parte da população foi retirada a força de seus lares para que o governo pudesse construir avenidas, ruas e prédios para revitalizar e dar beleza à cidade. Para tanto, o governo desapropriou centenas de família. Eram muitos os descontentamentos. A população vivia na miséria, fome e falta de trabalho, não tendo condições mínimas de sobrevivência. E como se não bastasse todas essas questões, o governo impôs pela força e violência a vacinação em massa da população contra a varíola. Então o povo pobre pensou que era uma forma de extermínio. E rejeitou a vacina.

c) As alternativas A e B estão corretas.

d) Todas as alternativas estão incorretas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa C, já que em A há uma caracterização correta da Revolta de Canudos e em B há uma interpretação possível da Revolta da Vacina.

Ambas as revoltas, ocorridas no contexto da República Velha, tiveram em comum as características de serem insurreições populares (ou seja, com forte participação de diferentes setores que constituíam as classes mais baixas) que rejeitavam algum aspecto da ordem política, social e econômica até então imposta no Brasil.

Além destas duas, outras marcaram o período, dentre as quais podemos citar a Revolta da Armada, Revolta da Chibata e a Guerra do Contestado.

Perguntas interessantes