tema: A crise do segundo reinado
a questão do abolicionista
a questão da republicana
a questão com a igreja
a questão do exército
o golpe militar de 15 de novembro de 1889
fala sobre esses 5 temas
Soluções para a tarefa
Resposta:
abolicionista: O movimento abolicionista cresceu no Brasil a partir da década de 1870 e mobilizou diferentes grupos da sociedade brasileira em defesa da abolição da escravidão. A abolição da escravatura aconteceu no Brasil em 13 de maio de 1888 e foi uma conquista tardia — uma demonstração do conservadorismo das elites brasileiras. E a abolição levou a furia dos cafeicultores o que levou a quererem a retirada de Dom. Pedro segundo
republicana: O republicanismo no Brasil Império. A partir da década de 1870, o Brasil Imperial começaria a sofrer diversos tipos de oposição ao seu regime e a defesa da instalação de uma República em seu lugar. ... De tal modo, o império era combatido por nutrir o próprio atraso nacional.
igreja: A questão religiosa foi um conflito ocorrido no Brasil na década de 1870 que, tendo iniciado como um enfrentamento entre a Igreja Católica e a Maçonaria("religião da coroa portuguesa"), acabou se tornando uma grave questão de Estado.
exército:
Explicação:
Questão Militar. A Questão Militar foi uma sucessão de conflitos entre 1883 e 1887, suscitados pelos embates entre oficiais do Exército Brasileiro e a monarquia, conduzindo a uma grave crise política que culminou com o fortalecimento da campanha republicana. A raiva deles aumentou ainda mais porque apois a guerra do Paraguai eles não tiveram nenhum reconhecimento
golpe militar:A Proclamação da República Brasileira foi um golpe de Estado político-militar, ocorrido em 15 de novembro de 1889, que instaurou a forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império e, por conseguinte, destituindo o então chefe de estado, imperador D. Pedro II, que em seguida recebeu ordens de partir para o exílio na Europa.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo um governo provisório republicano, que se tornaria a Primeira República Brasileira.