Tema: A crise do Estado de bem-estar social. Em meio à crise do Estado de bem-estar social: “duas posições conflituosas a respeito do fundo público surgiram: a conservadora e a progressista”. Fonte: Adaptado de CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C. Do Estado Moderno ao Contemporâneo: reflexões teóricas sobre sua trajetória. Curitiba: InterSaberes, 2017. Conforme os estudos realizados na disciplina de Estado Moderno e Contemporâneo, quanto a posição “progressista” em relação ao uso do fundo público, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A posição progressista é mais moderada, defendendo que a crise do Estado de bem-estar social é uma questão conjuntural, que necessita apenas de alguns ajustes. ( ) Para os progressistas, o aumento de direitos só faz acentuar os problemas da desigualdade e da exclusão. ( ) Na posição progressista a saída para a crise passa pela redução drástica ou pela extinção do Estado de bem-estar. Após a análise, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta: A F, V, F. B V, F, V. C V, V, V. D F, F, V. E V, F, F.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta que indica a posição progressista com relação ao Estado de bem-estar social e o uso do fundo público é: "E V, F, F.".
Para isso, é preciso compreender o conceito de Estado de bem-estar social e seu ideal de participação do Estado na economia.
Estado de bem-estar e economia
O Estado de bem-estar social está relacionado com o modelo idealizado por John Keynes, onde o Estado deve agir ativamente na economia, priorizando o pleno emprego e os direitos sociais.
Ele faz isso a partir de empresas públicas, onde a utilização de fundos públicos é fundamental para o andamento desse processo.
Ou seja, os direitos sociais devem ser defendidos dentro dessa posição progressista, e o estado de bem-estar social é o caminho para o desenvolvimento econômico.
Para mais sobre o Estado de bem-estar social, leia: https://brainly.com.br/tarefa/46648029
#SPJ1