TEMA 4: APROPRIAÇÃO DOS ESPAÇOS URBANOS
E OS PROCESSOS DE EXCLUSÃO SOCIALE
SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL.
Neste tema, vamos estudar as diferentes formas de apropriação do espaço urbano, de maneira articulada aos processos da exclusão social e segregação socioespacial. Nessa
perspectiva, algumas reflexões são importantes: Em sua cidade existem moradias que tenham condições precarias? Você conhece algum loteamento irregular, cortiço ou favela? por outro lado, existem condomínios fechados ou moradias de alto padrão em sua cidade? Quais são as causas para se morar em uma favela? E as causas para residir em um condominio fechado? Registre suas ideias e reflexões no espaço disponível.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Os principais motivos para se morar em uma favela consistem na pobreza, na miséria, na falta de acessibilidade para a compra de terrenos e moradias mais dignas, além de fatores socioeconômicos, como por exemplo, o desemprego e a falta de oportunidades.
A existência de favelas também está intimamente ligada à marginalização, desigualdade social, ineficiência do estado na promoção de uma sociedade e economia com mais oportunidades, entre outros fatores.
Bons estudos!
Perguntas interessantes