Matemática, perguntado por rebecaestivaletesanc, 1 ano atrás

Tem-se uma função y=f(x) e outra função g(x) = f(x-p), sendo p > 0. Como mostrar que o gráfico de g(x) é o mesmo de y deslocado p unidades para a direita no eixo x? Muito obrigada a quem ajudar.


Usuário anônimo: Dei uma boa pensada aqui e acredito ter encontrado uma explicação plausível para fenômenos desse tipo (gráficos deslocados para a direita ou esquerda). Talvez não seja o que você deseja (generalização), mas pode servir como uma excelente base para um futuro raciocínio ainda mais apurado. Caso a resposta não te agrade nem um pouco, peço educadamente que a denuncie.
rebecaestivaletesanc: onde está a resposta?
Usuário anônimo: Não pude postar ainda, mas postarei assim que der.

Soluções para a tarefa

Respondido por antoniosbarroso2011
1

Resposta:

Explicação passo-a-passo:

Vamos fazer f(x) = x + 1, logo

y = x + 1

Se x = 1 => y = 1 + 1 => y = 2

Se x = 0 => y = 0 + 1 => y = 1

Se x = -1 => y = -1 + 1 => y = 0

Logo seu gráfico está em verde na imagem em anexo (veja!):

Se f(x) = x + 1, então f(x-p) = (x-p) + 1

g(x) = (x-p) + 1

Como p > 0, ou seja, p é positivo, então

Se x = 1 e p = 1 => g(1) = (1-1) + 1 => g(1) = 1

Se x = 0 e p = 1 => g(0) = (0-1) + 1 => g(0) = -1 + 1 => g(0) = 0

Se x = -1 e p = 1 => g(-1) = (-1-1) + 2 => g(-1) = -2 + 1 => g(-1) = -1

Logo, o gráfico de g(x) está em vermelho na imagem em anexo (veja!)

Se mantermos os mesmos valores de x e variarmos os valores de p para 2, 3, 4 etc unidades, o gráfico de g(x) será deslocado 2, 3, 4, etc unidades para a direita no eixo dos x.

Os gráficos em azul e laranja, respéctivamente, são das funções h(x) = f(x-2p) e i(x) = f(x-3p). Veja que o gráfico em azul está deslocado 2 unidades para a esquerda do gráfico de f(x) e o gráfico de i(x) está deslocado 3 unidades para a esquerda do gráfico de f(x)

Anexos:

rebecaestivaletesanc: Como que faz para generalizar?
Respondido por Usuário anônimo
1

Explicação:

Considere f:A\longrightarrow B uma função real de variável real, cujo domínio é D(f)=A\subseteq\mathbb{R} e contradomínio CD(f)=B\subseteq\mathbb{R}, dada por y=f(x). Como vimos anteriormente, a função f associa cada número real x de seu domínio A ao valor y=f(x) do respectivo contradomínio B (x\longmapsto f(x)). Agora, considere g:C\longrightarrow D uma outra função também real de variável real com domínio D(g)=C\subseteq\mathbb{R} e contradomínio CD(g)=D\subseteq\mathbb{R}, dada por g(x)=f(x-p), sendo p um número real positivo (p\ \in\ \mathbb{R_{+}^{*}}). Da maneira como está definida acima, a função g associa cada valor real x de seu domínio C ao valor f(x-p) do respectivo contradomínio D (x\longmapsto f(x-p)), onde f(x-p) é a imagem correspondente à aplicação do argumento (x-p) na função f. Existe uma particularidade interessante nas respectivas curvas representativas (gráficos) de y=f(x) e g(x)=f(x-p), que é o gráfico de g(x) ser o de f(x) transladado de p unidades na direção e sentido positivo do eixo das abscissas \overleftrightarrow{Ox} (eixo x). Suponha que x_{1} seja um número pertencente ao domínio D(f)=A,  então a curva representativa de f contém o par ordenado (x_{1},f(x_{1})). Perceba também que, para um determinado número k_{1} do domínio D(g)=C (k_{1}\ \in\ C), sendo k_{1}=x_{1}+p, temos que o par ordenado (k_{1},f(k_{1}-p))=(x_{1}+p,f(x_{1}+p-p))=(x_{1}+p,f(x_{1})) pertence ao gráfico de g. Tal fato estende-se para quaisquer valores x_{i} do domínio A de y=f(x), e consequentemente para qualquer k_{i} do domínio de g(x)=f(x-p), desde que k_{i}=x_{i}+p (k_{i}=x_{i}+p,\ \forall\ i\ \in\ \{1,2,3,4,\ \cdots\}). É notório que, levando em consideração todas as condições impostas acima, quaisquer que sejam os pares ordenados que pertencem aos respectivos gráficos de f e g terão sempre a mesma ordenada (coordenada y), e como consequência, as imagens Im(f)\subseteq B e Im(g)\subseteq D das funções y=f(x) e g(x)=f(x-p) serão iguais (Im(f)=Im(g)). Por fim, pode-se perceber facilmente que ao adicionarmos o número positivo p a cada valor x_{i} do domínio da f e aplicarmos estes valores em g, obtém-se para g(x)=f(x-p) um gráfico igual ao de y=f(x), porém transladado de p unidades (p>0) na direção e sentido positivo do eixo \overleftrightarrow{Ox} (devido ao acréscimo de p unidades na variável).

Obs.: O raciocínio foi inteiramente construído a partir da informação de que o gráfico de y=f(x) já é conhecido, sendo este o ponto de partida para a obtenção da curva representativa de g(x)=f(x-p).

Um grande abraço!


Usuário anônimo: Existe um pequeno erro de digitação na resolução. Vou pedir para alguém abrir correção.
Usuário anônimo: Corrigido.
rebecaestivaletesanc: Obrigada e feliz 2020 pra vc.
Usuário anônimo: Disponha.
Usuário anônimo: Desejo a ti que tenha um ano muito abençoado.
Perguntas interessantes