Têm-se 3 átomos: A possui Z=70 e A=160. O átomo C tem 94 nêutrons e é isótopo de A . B e C são isóbaros . B e A são isótonos. Determine o número de elétrons de B (perceba que o número de elétrons é o mesmo número de prótons; portanto achando o número de prótons você saberá a quantidade de elétrons).
Soluções para a tarefa
O átomo B apresenta uma massa atômica de 164, por ser isóbaro do átomo C, e, como é um isótono de A, possui 74 elétrons.
Para chegar a esse resultado, é importante definir a quantidade de nêutrons, prótons, elétrons e a massa de cada uma dos átomos, começando por A.
O átomo A possui um número atômico igual a 70, e como se sabe que o número atômico é igual ao número de elétrons e de prótons num átomo neutro, pode-se dizer esse atómo também possui 70 elétrons e 70 prótons. Além disso, foi dito que a massa de A é igual a 160, e como a massa é a soma entre prótons e nêutrons basta realizar uma equação simples:
Portanto, sabe-se que o átomo A possui 90 nêutrons.
Já o átomo C, é dito que possui 94 nêutrons e tem a mesma quantidade de prótons (isótopo) de A. Portanto, ele possui 70 elétrons e 70 prótons. Como a massa é uma soma de prótons com nêutrons, basta fazer a operação:
Portanto, sabe-se que o átomo C possui massa igual a 164.
Por fim, o átomo B é isóbaro de C e isótono de A, ou seja, ele possui mesma massa de C (A=164) e mesmo número de nêutrons de A (N=90). Portanto, para encontrar o número de elétrons, basta aplicar a mesma equação de massa, já que o número de prótons é igual ao número de elétrons:
Portanto, conclui-se que o átomo B possui 74 elétrons.