[...] Tem ódio que não faz o menor sentido. Mas tem ódio que faz.Por exemplo: sem nenhuma razão plausível, acrescentaram umpitoco no meio da tomada, tornando obsoletos todos oseletrodomésticos do país. Não por acaso a tomada tem três pinoscomo um tridente: eu tenho certeza de que foi obra do demônio.[...]Mas pior que a tomada de três pinos (tá bom: tão ruim quanto) é onovo (que já nasceu velho) acordo (com o qual ninguém está deacordo) ortográfico. O desacordo é a tomada de três pinos dalíngua portuguesa.Não bastasse termos poucos livros e uma população que não lê,os gramáticos tornaram obsoletos todos os livros do país. De 1911até hoje, o português brasileiro sofreu cinco reformas ortográficas.Nesse mesmo período, o inglês, o francês e o espanhol nãosofreram nenhuma [...].Quem ganha com isso? Os gramáticos, claro, classe com a qualninguém se importa até o momento em que se proclamamindispensáveis. Os gramáticos são os fabricantes de benjamim dalíngua portuguesa.A linguista Ingedore Villaça Koch, em sua obra Ler e compreender,define contexto como "um conjunto de suposições, baseadas nossaberes dos interlocutores, mobilizadas para a interpretação de umtexto". Ou seja, na composição do texto, o autor lança mão de umasérie de estratégias de "sinalização textual" para que o leitorrecorra ao contexto, isto é, às inferências possíveis com base noconjunto de conhecimentos de que ele dispõe. A crítica centralproposta pelo texto em seu contexto funciona para o leitor quenecessariamente sabe quea) cerca de 38% dos estudantes do ensino superior no Brasil nãosão plenamente alfabetizados, ou seja, não dominam habilidadesbásicas de leitura e escrita.b) tridentes são forquilhas de três dentes tradicionalmenteassociados, pela iconografia judaico-cristã, ao diabo ou, no textoacima, genericamente ao demônio.c) obsolescência programada é a produção proposital um bemdesenvolvido, fabricado e distribuído para se tornar obsoleto ounão-funcional em pouco tempo.d) benjamins são plugues ou extensões com três ou mais tomadasque, eventualmente, servem como adaptadores entre padrõesdivergentes de tomadas.e) determinadas normas legais são responsáveis peloestabelecimento da ortografia de uma língua, o que em portuguêssó aconteceu no início do século XX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Letra b.
Nota-se que o autor realiza, por intermédio de uma comparação implícita, uma relação entre as tomadas de três pinos com as reformas gramaticais ocorridas no Brasil.
Isso porque as tomadas de três pinos são praticamente inutilizáveis, são pouco úteis, além de serem difíceis de manusear. Sendo assim, as reformas ortográficas apresentam as mesmas características, beneficiando apenas aqueles que estudam as regras gramaticais.
Perguntas interessantes