Português, perguntado por emilyjustimason, 10 meses atrás

Tem muita
3- Na frase: "O câncer infanto-juvenil tem cura" qual é o tipo de sujeito encontrado nessa oração?
crin trôr oracñes uma para cada tipo​

Soluções para a tarefa

Respondido por sthefanycamargo93
0

Resposta:

sim

Explicação:

Setembro é o mês amarelo. A cor representada a prevenção do suicídio e a luta contra o câncer Infatojuvenil. Falar sobre crianças e adolescentes até 19 anos com câncer não é fácil. Mas, mesmo se tratando de um momento complexo na vida das pessoas envolvidas, hoje podemos contar com os avanços das pesquisas, tecnologia, e dos tratamentos que possibilitam maiores chances de cura quando temos um diagnóstico precoce.

O setembro dourado busca alertar profissionais da saúde, pais e a sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer infantojuvenil, contribuindo com a sua detecção e tratamento precoces. “Para que ele seja curável, é necessário que ele seja tratado, que a criança seja diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados em atenção à criança”, explica a Sima Ferman, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo a estimativa do Inca, em 2018 o Brasil teve 12.500 novos casos de câncer na faixa etária de zero a 19 anos. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

O câncer infantil tem algumas particularidades porque a doença não está associada a fatores de risco, como está em casos em adultos – por exemplo, fumo relacionado ao câncer de pulmão. “É uma doença que acontece no corpo da criança e que ainda não temos uma causa, um estudo das causas das doenças definida ou alguma coisa do ambiente que a gente possa prevenir. Por outro lado, o câncer da criança é altamente curável, reponde muito bem à quimioterapia e isso é a grande notícia em relação ao câncer da criança”, destaca Ferman.

Panorama nacional

O câncer infantojuvenil engloba, na verdade, vários tipos de câncer. Entre 2009 e 2013, a doença foi responsável por cerca de 12% dos óbitos na faixa de 1 a 14 anos; e 8%, de 1 a 19 anos. As leucemias representam o maior percentual de incidência (26%) nessa faixa etária, seguida dos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (SNC) (13%).

As diferenças entre os cânceres infantis e de adultos consistem principalmente nos aspectos morfológicos (tipo do tumor), comportamento clínico (evolução) e localizações primárias. Nas crianças e nos adolescentes, a doença geralmente afeta as células do sistema sanguíneo, o sistema nervoso e os tecidos de sustentação. Nos adultos, as células epiteliais, que recobrem os órgãos, são as mais atingidas. Enquanto o câncer no adulto apresenta mutações, geralmente em decorrência de fatores ambientais, ainda não há estudos conclusivos sobre a influência desse aspecto.

Perguntas interessantes