Tem como usar um notebook como monitor de outro desktop (computador normal) ? Se sim como
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aprenda a transformar o notebook em segunda tela do PC via Wi-Fi
Explicação:Para quem trabalha no computador, é comum precisar de uma segunda tela para gerenciar melhor as informações e não precisar ficar minimizando e redimensionando janelas toda hora. Porém, é bastante comum ter um notebook sobrando e não um monitor. O tutorial a seguir ensina a transformar o notebook em segundo monitor do PC com todas as funcionalidades previstas. A dica funciona apenas para computadores com Windows.
Aprenda como fazer um Oculus Rift caseiro; siga as dicas
INFORMÁTICA
BUSCAR
19/06/2015 06h00 - Atualizado em 19/06/2015 06h00
Aprenda a transformar o notebook em segunda tela do PC via Wi-Fi
Dário Coutinhopor DÁRIO COUTINHO
Para o TechTudo
Para quem trabalha no computador, é comum precisar de uma segunda tela para gerenciar melhor as informações e não precisar ficar minimizando e redimensionando janelas toda hora. Porém, é bastante comum ter um notebook sobrando e não um monitor. O tutorial a seguir ensina a transformar o notebook em segundo monitor do PC com todas as funcionalidades previstas. A dica funciona apenas para computadores com Windows.
Aprenda como fazer um Oculus Rift caseiro; siga as dicas
Veja como usar o notebook como segundo monitor do seu PC (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)
Veja como usar o notebook como segundo monitor do seu PC (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)
Para esse tutorial, iremos utilizar o programa Spacedesk, que permite espelhar e criar uma segunda tela de um PC em um notebook através da rede Wi-Fi. Ou seja, ambos os computadores precisam estar “logados” na mesma rede Wi-Fi.
Passo 1. O primeiro passo é baixar o Spacedesk. Na realidade, são dois programas, o Spacedesk Server e o Spacedesk Personal View. Um ficará no computador (servidor/server) e o outro (cliente/client) no notebook. Acesse a área de download do site do Spacedesk, e baixe os dois programas conforme a arquitetura do seu sistema operacional (32 ou 64 bits).
Fique atento a ordem de instalação. Servidor no PC e Cliente no notebook (Foto: TechTudo/Dario)
Fique atento a ordem de instalação. Servidor no PC e Cliente no notebook (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)
Passo 2. O próximo passo é instalar os programas. Fique atento para instalar o “server” no computador e o “client” no notebook. Não há mistérios, apenas clique em “next” para prosseguir. No computador, que será o servidor, haverá apenas uma tela a mais, a que instala um monitor virtual. Clique em “Instalar”.
O programa servidor irá instalar um monitor virtual. Aceite a instalação (Foto: TechTudo/Dario)
O programa servidor irá instalar um monitor "virtual". Aceite a instalação (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)
Passo 3. Concluída a instalação, é necessário reiniciar ambos os computadores. O servidor, já estará pronto. Então tudo que o usuário precisa fazer é iniciar o programa Cliente no notebook. Ele estará na área de trabalho com o nome de “spacedesk Personal View”.
Porque um computador não funciona em 64bits? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo.
No notebook, inicie o programa spacedesk Personal View (Foto: TechTudo/Dario)
No notebook, inicie o programa "spacedesk Personal View" (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)
Passo 4. Ao iniciar o programa cliente, será aberta uma tela onde o usuário deve clicar em “File” e em seguida “Connect”. Ao acessar a janela de conexão, será possível ver o nome do computador onde está instalador o servidor. Basta clicar em “Ok connect!.
O programa spacedesk Personal View irá encontrar o servidor facilmente (Foto: TechTudo/Dario)
O programa "spacedesk Personal View" irá encontrar o servidor facilmente (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)
Passo 5. Ao fazer isso, o notebook irá começar a espelhar a tela do computador. Caso não deseje que ele espelhe a tela, mas sim, expanda a área de trabalho, é preciso configurar o monitor no computador (servidor).
Ao conectar irão aparecer dois monitores na opção Resolução de Tela em Vídeo (Foto: TechTudo/Dario)
Ao conectar irão aparecer dois monitores na opção "Resolução de Tela" em "Vídeo" (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)
Passo 6. No Painel de Controle, é possível escolher a função do novo “monitor”. Você pode escolher entre duplicar a tela ou estender a área de trabalho.
Passo 7. Por fim, no programa “spacedesk Personal View”, o usuário pode definir opções de configuração na opção “Settings”. Como toda a imagem gerada passa pela rede Wi-Fi, você pode configurá-lo para diminuir a qualidade do vídeo, deixando assim, as imagens mais fluídas.
Observação:
O Spacedesk ainda está em beta e por isso não oferece nenhum tipo de criptografia. Evite usar o programa em redes Wi-Fi públicas ou no trabalho