Direito, perguntado por julianaramos5767, 2 meses atrás

Telemedicina é um serviço fundamental, seja por conta do acesso para pessoas que residem em regiões mais afastas, seja para situações emergenciais, como por exemplo uma pandemia. Quanto aos aspectos legais, existe ampla jurisprudência nos países desenvolvidos, nos quais a telemedicina tem importância crescente e é praticada pelos sistemas de saúde. No Brasil, a legislação é restrita e o uso da telemedicina acarreta grande responsabilidade ao profissionais da área, havendo necessidade de desenvolvimento de regulamentações e diretrizes para o atendimento a distância. MALDONADO, Jose Manuel Santos de Varge; MARQUES, Alexandre Barbosa; CRUZ, Antonio. Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 14, p. 1-12, 2016. DOI 10. 1590/0102-311X00155615. ISSN 0102-311X. Https://www. Arca. Fiocruz. Br/handle/icict/28092 6 Considerando a aplicação da telemedicina, analise as afirmações abaixo: I. O Conselho Federal de Medicina restringe o uso da telemedicina à assistência, educação e pesquisa em saúde. II. Os principais objetivos do marco regulatório na Telemedicina referem-se ao estabelecimento de um aparato que dê conta dos direitos dos pacientes dos deveres do provedor de saúde (institucional ou profissional) e dos sistemas de informação utilizados. III. Do ponto de vista da saúde, a telemedicina tem o potencial de promover uma maior integração do sistema de saúde, superando a fragmentação ainda presente e deletéria para a efetivação do direito integral à saúde. IV. A telemedicina oferece o potencial de solucionar grandes desafios contemporâneos da saúde e o Brasil reúne características para a sua plena utilização. V. A telemedicina, além de agregar eficiência e reduzir custos, pode ampliar a atenção primária, significando o acesso a serviços de saúde em regiões remotas, uma vez que tem o potencial de ampliar as ações dos profissionais de saúde, integrando-os aos serviços de saúde localizados em hospitais e centros de referência, no que tange à prevenção, diagnóstico e tratamento


rosanabraga98: Todas estão certas
aronfloripa: Como chegou a essa resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por josielecarosio
31

Resposta:

Alternativa correta: 3

II, III e IV, apenas.

Explicação:

A Resolução CFM n° 1.643 de 2002 restringe o uso da telemedicina, ao defini-la como o exercício da medicina por meio da utilização de metodologias interativas de comunicação, audiovisual e dados, aplicadas apenas com fins de assistência, educação e pesquisa em saúde. Essa definição limita claramente o potencial de aplicação que a telemedicina apresenta. (Maldonado, Marques, Cruz. 2016).

https://www.scielo.br/j/csp/a/54bg8d5mfWmCC9w7M4FKFVq/?lang=pt.


fernandacarlessoblu: a sua explicação não condiz com suas respostas
tiagomildemberger: Então, por que não são I e V alternativas? Algumas coisas erradas?
Respondido por leonardomacedo887
1

Acerca da telemedicina, podemos visualizar que apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas, sendo este um caminho de atender aos direitos dos pacientes, sobretudo daqueles com acesso mais difícil ao atendimento presencial, sendo realizada uma maior integração.

A alternativa I está incorreta, pois a Resolução CFM nº 2.314/2022 autoriza a telemedicina para prevenção de doenças e lesões, gestão e promoção de saúde, além dos outros motivos citados.

O que é a telemedicina?

É a prestação de serviços na área da saúde de uma maneira remota, com a interação entre o médico e o paciente em um formato digital, de forma avançada para proporcionar o melhor resultado possível em termos de atendimento, monitoramento e análise de resultados.

Não veio para tomar o lugar do atendimento presencial, que é sempre o mais recomendado, e sim para facilitar o acesso à pessoas de regiões mais remotas, gerando as conexões necessárias para integralizar da melhor forma possível a medicina com as pessoas.

Para ver mais sobre telemedicina:

https://brainly.com.br/tarefa/42656516

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes