Teleco, o coelhinho
[...] amanhã serei homem... – as palavras saíam-lhe espremidas, sem nexo, à medida que Teleco se metamorfoseava em outros animais. Por um momento, ficou a tossir. Uma tosse nervosa. Fraca, a princípio, ela avultava com as mutações dele em bichos maiores, enquanto eu lhe suplicava que se aquietasse. Contudo ele não conseguia controlar-se.
RUBIÃO, M. Contos reunidos. São Paulo: Ática, 1998.
O conto "Teleco, o coelhinho", do escritor mineiro Murilo Rubião, descreve, dentro do contexto do século XX, as várias transformações de um coelho em outros animais, buscando adequar-se à sociedade onde vive. Considerando-se isso, o discurso do personagem "amanhã serei homem" revela
a) a tentativa frustrada do coelho em ser aceito.
b) o desejo incontrolável de ser um humano.
c) o desejo incontrolável de ser outro animal.
d) o domínio que possui para se metamorfosear.
e) a ganância do coelho em tentar abandonar sua forma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) a tentativa frustrada do coelho em ser aceito.
Explicação:
O coelho faz várias tentativas se tornar outros animais somente para se adequar a sociedade.
"as várias transformações de um coelho em outros animais, buscando adequar-se à sociedade onde vive."
O discurso do personagem Teleco, o coelhinho "amanhã serei homem" revela a tentativa frustrada do coelho em ser aceito. Alternativa A.
Ao longo da narrativa se vê que o coelho possui o dom da metamorfose, e conforme a sua vontade se transforma em outros animais, e almeja por fim, obter a forma humana.
A narrativa de Teleco, o Coelhinho de autoria do escritor mineiro Murilo Rubião data do ano de 1965 e é integrante do livro Os Dragões e Outros Contos, que são do gênero conto fantástico, uma vertente literária adotada por Rubião.
O fantástico não foi uma forma de narrativa muito explorada por escritores brasileiros, mas diz respeito às histórias que impressionam por mexerem com o imaginário do público, que reúne criaturas e narrativas inusitadas.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/17478743
Bons estudos!