Tecnologia e Produção audiovisual na arte contemporânea
Caminhos da Produção audiovisual contemporânea: arte, mídia e tecnologia digital
Trecho do artigo de Carlos Eduardo Dias de Araújo que possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Desenvolve pesquisa na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Cultura Midiática, investigando os videoclipes e suas formas de produção. Atualmente faz mestrado em Comunicação na UFPE.
Resumo: Na busca de compreender as características da arte na transição do séc. XX para o séc. XXI, deve-se empreender pesquisas que levantem questionamentos acerca da presença da mídia e da utilização das diversas tecnologias de produção da imagem. Este artigo busca lançar reflexões acerca da presença da tecnologia digital na produção imagética ao concentrar-se no uso da computação gráfica na expressão estética. A intensa presença da mídia no cotidiano da sociedade e na produção artística também faz parte do nosso campo de reflexão. Por fim, esta investigação procura compreender como a mídia, a computação gráfica e a simulação operam na criação artística contemporânea através do videoclipe de animação digital que abrange estes três domínios da expressão estética atual.
1. A expressão artística na sociedade contemporânea
A partir das sociedades modernas e seus avanços no campo das ciências, a associação a rituais religiosos comuns à Pré-História e à Idade Média desaparece da criação artística. No séc. XIX, os avanços tecnológicos oriundos da Revolução Industrial transformam o campo das artes ao aproximar da produção estética os meios técnicos de criação e reprodução da imagem. A disponibilização desses novos meios, códigos e técnicas para a produção imagética, promoveu uma mudança na esfera da arte, que, desde então, passou a recorrer aos recursos tecnológicos para sua criação e execução.
A produção industrial de imagens se enquadra em um contexto de conhecimento e de economia que revela suas associações com a ciência, originando processos de reconstituição, intercâmbio, montagem e colagem, possibilitados pelas tecnologias associadas à fotografia, ao cinema, à televisão e ao vídeo. A criação industrial de imagens baseia-se na produção maquínica de uma matriz de representação e a conseqüente reprodução em massa de cópias. A fotografia e o cinema, junto à gravura, correspondem às “imagens técnicas” (MACHADO, 1994, p. 09), por produzirem suas representações imagéticas a partir de ferramentas que unem a produção de imagem ao uso de dispositivos técnicos. Na produção pós-industrial, são utilizados processos e dispositivos de natureza numérica (infografia e computação gráfica), também chamada digital, e fotônica (holografia) para a produção de informações visuais, verbais e sonoras, que são exibidas através dos mesmos aparatos técnicos utilizados na produção (Idem).
ATIVIDADE COMPLEMENTAR 1 1 - De acordo com o texto, No séc. XIX, os avanços tecnológicos oriundos da Revolução Industrial transformam o campo das artes ao aproximar da produção estética os meios técnicos de criação e reprodução da imagem. A disponibilização desses novos meios, códigos e técnicas para a produção imagética, promoveu:
A) uma mudança na esfera da arte, que, desde então, passou a recorrer aos recursos tecnológicos para sua criação e execução.
B) uma estagnação na esfera da arte, que, desde então, passou a recorrer aos recursos medievais para sua criação e execução.
C) uma ruptura na esfera da arte, que, desde então, passou a recorrer aos recursos tecnológicos para sua desapropriação e execução.
D) Nenhuma das alternativas acima.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
- Uma mudança na esfera da arte, que, desde então, passou a recorrer aos recursos tecnológicos para sua criação e execução.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
5 meses atrás
Contabilidade,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás