Tecnologia e conhecimento no Ensino Superior exigem do educando muito mais que apenas domínio sobre conhecimentos específicos. Daí a importância da filosofia na construção de um saber que não seja fragmentado e descontextualizado, mas, sim, dinâmico perante os desafios da cultura contemporânea. Com base o exposto, descreva a importância da filosofia e da atitude filosófica no contexto educacional.
Soluções para a tarefa
A Filosofia, assim como a atitude filosófica, representam formas de se aumentar a capacidade crítica dos alunos, perante os desafios da sociedade contemporânea.
Importância da Filosofia na Educação
A educação vem passando por novas demandas, assim como novas metodologias pedagógicas são aplicadas, como formas de se buscar um maior interesse dos alunos pelo ensino.
Diante disso, a Filosofia, assim como a atitude filosófica, mostram-se bastante coerentes, para estimular o protagonismo juvenil, no que tange à criticidade e capacidade de pensamento, tornando-os mais ativos no processo pedagógico.
Mais sobre Filosofia na Educação: brainly.com.br/tarefa/13699773
Resposta:
A filosofia se faz importante por ser mais que um conhecimento. É um saber contextualizado frente à realidade econômica e social.
A filosofia busca compreender toda a realidade, contribuindo para o raciocínio sistemático do conhecimento e sobre o estudo do próprio conhecimento e da mente humana.
A filosofia propõe uma concepção de saber que não se fecha em seu tempo e que possa ser um conhecimento dinâmico. Em especial, frente aos desafios das novas culturas, tecnologias e concepções de mundo na história contemporânea.
O conhecimento filosófico reflexivo possibilita flexibilidade frente ao conhecimento especializado e excessivamente técnico, na condição de humanização do saber. Dessa maneira, articula vários campos do conhecimento.
O conhecimento filosófico reflexivo permite a compreensão das mudanças do cotidiano e das difiuldades do ser humano estar presente num mundo cada vez mais técnico é tecnológico.
Um conhecimento que permite uma postura ética e que evite a acomodação frente á realidade educacional e aos modelos de escolarização.
Explicação:
Respondido pelo AVA