Biologia, perguntado por carvmad, 11 meses atrás

Técnica de nucleação

Pode ser compreendida como a capacidade de uma determinada espécie oferecer uma significativa melhoria nas qualidades ambientais, permitindo aumento da probabilidade de ocupação deste ambiente por outras espécies (YARRANTON; MORRISON, 1974). Desta forma, esta técnica se baseia na criação de pequenos “núcleos de diversidade”, que são formados por associações de diferentes técnicas. Tais núcleos são distribuídos sobre a área degradada com o objetivo que estes possam se expandir, aumentando assim a heterogeneidade ambiental. Além disso, a associação das técnicas nucleadoras trazem inúmeros benefícios, como a criação de micro habitats nos núcleos onde são ofertadas para diversas formas de vida, alimentação e reprodução, além de condições de abrigo que favorecem a diversidade de espécies da área de aplicação (REIS et al., 2003). O uso desta técnica restauradora busca estimular o aumento da resiliência ambiental (capacidade de retorno ao estado anterior), auxiliando a ativação do próprio potencial auto-regenerativo da comunidade.



Inserção de espécies exóticas e seus riscos

Espécie exótica é aquela que se encontra fora de sua área de distribuição natural e, quando oferece ameaça às espécies nativas, bem como à vida humana, aos ecossistemas ou hábitats, é chamada de espécie exótica invasora.

A adaptação às condições do ambiente no qual se inseriu, ausência de predadores e degradação dos ambientes naturais são os principais fatores que levam uma espécie exótica se tornar invasora, competindo com as espécies nativas por recursos - como território, água, alimento e inclusive, em alguns casos, se alimentando destas, causando um grande impacto ao ambiente. A invasão de animais e plantas exóticas é considerada a segunda maior ameaça às espécies nativas, acarretando em declínios populacionais e até extinção destas. (...)

A carnaúba, espécie de planta típica brasileira, tem sido ameaçada por uma espécie de planta de Madagascar, conhecida como Unha do Diabo (Cryptostégia grandiflora). Esta se enrosca na carnaúba, sufocando-a e causando sua morte, acarretando prejuízos, inclusive econômicos, pelo fato de que a cera desta é fonte de renda para muitos moradores da região.



Analise as proposições abaixo, considerando as informações do texto:



I - É fundamental caracterizar a área a ser recuperada e suas espécies nativas.



PORQUE



II - A inclusão de espécies exóticas por meio da nucleação, durante o plantio do plano de recuperação de áreas degradadas, oferece risco de desequilíbrio ecológico para as espécies nativas pré-existentes.



Após analisar as informações contidas nas proposições, quais alternativas são corretas:

Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I não é uma causa

b.
As asserções I e II são proposições falsas.

c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e ambas as proposições se justificam.

d.
A asserção II é verdadeira, enquanto a asserção I é falsa.

e.
A asserção I é verdadeira, enquanto a asserção II é falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por maycongoulart9p799i1
1
alguém sabe me responder essa ?

Respondido por joelsoncardozo
3

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e ambas as proposições se justificam. > Acabei de corrigir no AVA

Perguntas interessantes