Saúde, perguntado por ceciern, 11 meses atrás

tecido ósseo e suas características

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta características de dureza e alta resistência. Este tecido é constituído por células e fibras imersas numa substância dura e inflexível, ou seja, uma matriz extracelular calcificada, que apresenta 50% de parte orgânica e 50% de material mineral, bem adequada para as funções de sustentação e de proteção que desempenha.

O tecido ósseo, apesar de sua aparência rígida e estática, é um tecido altamente dinâmico, cuja renovação e remodelamento ocorrem durante toda vida dos mamíferos. Sua construção é única, pois fornece a maior resistência à tração com o menor peso do que qualquer outro tecido.

As principais funções deste tecido, principal componente dos ossos do corpo, são realizar o suporte das partes moles, além da proteção dos órgãos vitais – como os órgãos contidos nas caixas: craniana e torácica, bem como no canal raquidiano –; disponibilizar um ponto de inserção para os músculos esqueléticos e tendões, fator necessário para a movimentação do corpo, além de constituir um sistema de alavancas, que amplia a força gerada a partir da contração muscular; e o tecido ósseo ainda atua como depósito de cálcio, fosfato e outros íons, que são indispensáveis para diversas funções do metabolismo celular.

A difusão de substâncias através do tecido ósseo depende da presença de canalículos presentes na matriz óssea, caso contrário, não seria possível a nutrição das células ósseas. Tais canalículos possibilitam que ocorra a troca de íons entre os capilares que irrigam o tecido e as células.

O tecido ósseo apresenta algumas características morfológicas e funcionais que o diferenciam do tecido cartilaginoso, a saber:

- O crescimento do tecido ósseo só se dá de forma aposicional, sendo que o tecido cartilaginoso (para as cartilagens hialinas e elásticas) pode crescer de forma aposicional e intersticial;

- O tecido ósseo possui um sistema peculiar de canalículos, já o cartilaginoso não o apresenta;

-Por último, mas não menos importante, o tecido ósseo possui um suprimento vascular direto e o tecido cartilaginoso é avascular.

O estudo do tecido ósseo, conforme já foi visto no primeiro módulo, exige a utilização de algumas técnicas especiais para a obtenção de lâminas de material histológico para análise, devido à presença da matriz mineralizada. Podem ser utilizadas técnicas de desgaste, que não preservam as células, porém permitem um estudo minucioso da matriz, ou então técnicas de descalcificação que removem a parte mineral da matriz.

Explicação:

Perguntas interessantes