Teatro Oficina: narrando malfeitos da burguesia, 'Rei da Vela' completa 50 anos
Roteiro revolucionou o teatro brasileiro ao também tratar da submissão ao imperialismo
Ao narrar os malfeitos da burguesia brasileira e sua submissão ao imperialismo estadunidense pela voz de um vendedor de velas, a montagem do Teatro Oficina da peça Rei da Vela foi tida como um dos pilares da revolução do teatro no Brasil.
Dirigida por José Celso Martinez Corrêa, a peça foi escrita por Oswald de Andrade em 1933 e publicada em 1937. A primeira montagem, no entanto, só foi feita em 1967, pelos atores do Oficina.
Neste ano, o espetáculo comemora 50 anos e será reencenado com a mesma cenografia, a partir desta semana, com exibições aos sábados e domingos, no Teatro Paulo Autran, da unidade Pinheiros do Sesc, em São Paulo (SP).
Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2018.
A reportagem acima faz menção ao Teatro Oficina, que teve atuação importante nos anos 60, durante a ditadura civil-militar. É correto afirmar que o Teatro Oficina
A
costumava realizar peças que contestavam o governo militar durante a ditadura.
B
costumava realizar peças com o objetivo de debater obras de Oswald de Andrade.
C
passou a contestar o governo em suas peças a partir da década de 1980.
D
passou a contestar o governo nas peças depois dos anos 2000.
E
tinha como objetivo conciliar a arte com os ideais da ditadura civil-militar.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A
Explicação:
Só 5 pontos?
Durante a década de 1950, O teatro era palco de cenas que contestavam o regime pelo motivo de que a ditadura se passava na época, e as produções eram algo como protestos.
Eu cheguei na resposta eliminando as letras e lendo o último parágrafo da pág 133.
Não pode ser a B, pois as peças de Oswald de Andrade eram apreciadas e ainda são, já que foram apresentadas novamente em 2018.
Não pode ser a C, pois o contestar começou em 1950.
Não pode ser a D, pois o contestar começou em 1950.
Não pode ser a E, mostra a página 133 e 134.
A resposta correta é a alternativa "A", pois o Teatro Oficina, como está contextualizado na questão, se caracterizava como sendo uma peça em que havia diversas críticas e contestações com relação às atividades que o governo militar da época tomava, inclusive esse tipo de obra era censurada e os atores precisavam arrumar outras formas de realizar os seus manifestos artísticos.
Ditadura militar no Brasil
A Ditadura Militar se caracterizou por ser um regime autoritário iniciado durante o golpe militar no ano de 1964, quando ocorreu a deposição do presidente João Goulart. O regime militar impôs diversas censuras à imprensa, restringiu os direitos políticos e perseguiu opositores ao regime.
Saiba mais sobre Ditadura militar: brainly.com.br/tarefa/3593917
#SPJ2