Teatro do Oprimido é um método teatral que sistematiza
exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas
pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, recentemente
falecido, que visa à desmecanização física e
intelectual de seus praticantes. Partindo do princípio
de que a linguagem teatral não deve ser diferenciada
da que é usada cotidianamente pelo cidadão comum
(oprimido), ele propõe condições práticas para que o
oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral e, assim,
amplie suas possibilidades de expressão. Nesse
sentido, todos podem desenvolver essa linguagem e,
consequentemente, fazer teatro. Trata-se de um teatro
em que o espectador é convidado a substituir o
protagonista e mudar a condução ou mesmo o fim da
história, conforme o olhar interpretativo e contextualizado
do receptor
Soluções para a tarefa
Acerca do Teatro do Oprimido, a alternativa correta é a letra C, sua linguagem teatral pode ser democratizada e apropriada pelo cidadão comum, no sentido de proporcionar-lhe autonomia critica para compreensão e Interpretação do mundo em que vive.
Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
Augusto Boal foi a principal liderança do teatro de arena durante a década de 60. Foi também o criador do denominado Teatro do Oprimido, que consistiu em uma tipologia de teatro em diálogo com uma ação social. Além disso, ele contribui para o desenvolvimento de um teatro genuinamente brasileiro.
O Teatro do Oprimido é caracterizado por não ser uma tipologia teatral tradicional, uma vez que destaca-se a interação com o público e os autores. Além de apresentar uma linguagem mais acessível em que aborda assuntos do cotidiano da sociedade.
A seguir o restante da questão do enunciado:
Considerando-se as caracteristicas do teatro do oprimido apresentados, conclui-se que:
a) esse modelo teatral e um metodo tradicional de fazer teatro que usa, nas suas ações cênicas, a linguagem rebuscada e hermética falada normalmente pelo cidadão comum.
b) a forma de recepção desse modelo teatral se destaca pela separação entre atores e publico, na qual os atores representam seus personagens e a plateia assiste passivamente ao espetáculo.
c) sua linguagem teatral pode ser democratizada e apropriada pelo cidadão comum, no sentido de proporcionar-lhe autonomia critica para compreensão e Interpertação do mundo em que vive.
d) o convite ao espectador para substituir o protagonista e mudar o fim da historia evidencia que a proposta de boal se aproxima das regras do teatro tradicional para a preparação de atores.
e) a metodologia teatral do teatro do oprimido segue a concepção do teatro clássico aristotélico, que visa desautomação fisica e intelectual de seus praticantes.
Saiba mais sobre o Teatro do Oprimido em: brainly.com.br/tarefa/21086584
#SPJ4
Sobre o trabalho de Augusto Boal, podemos afirmar que:
I. Sistematiza exercícios especificamente para adolescentes.
II. Propõe jogos e exercícios para atores e não atores.
III. Trabalha com atividades globais de expressão.
IV. Propõe que os adolescentes façam Drama Social.
V. O teatro é uma forma de instrumentalizar cidadãos para o questionamento crítico da sociedade em que estamos inseridos.
São verdadeiras:
Alternativas:
III – IV
II – IIIINCORRETO
I – II – IV
II – V
II – IV – V