Sociologia, perguntado por nascimentok63, 1 ano atrás

¨Tavares afirmou que, ao reconhecer a união estável de casais gays, o STF deu um ¨passo importante¨ no sentido de conceder isonomia aos homossexuais e abrir espaço para a liberação do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
¨
Gênero  é  uma  categoria  variável  e  plural  que  não  pode  ser  confundida com sexo, ou com as categorias sexuais convencionadas para o sexo biológico (mulher, homem). As categorias sexuais são as características biológicas sexuais que definem as diferenças entre homens e mulheres, enquanto as categorias de Gênero são aquelas a partir das quais os sujeitos se reconhecem, o que pode estar relacionado ou não com a sexualidade convencional social também (hetero ou homo). Considerando o excerto acima e o texto anterior, sobre a visão da antropologia acerca da família, assinale a alternativa que responde à seguinte questão:
Por que o conceito de gênero é mais abrangente do que o de sexo e porque ele é mais adequado para a discussão da isonomia (princípio da igualdade de direitos na democracia) entre homossexuais e heterossexuais, garantida pela Constituição?
Mesmo considerando que as categorias de gênero existentes expressam melhor as identidades sexuais que as categorias de sexo, o casamento homoafetivo fere o princípio democrátivo da isonomia, que considera a vontade da maioria.
Considerando que as categorias de gênero não são idênticas às categorias sexuais biológicas, a democracia deve deixar com que homens que se identifiquem como mulheres ou mulheres que se identifiquem como homens devam ser reconhecid(a)os como tais.
Considerando que não há necessariamente uma identificação do gênero com as categorias sexuais (homem e mulher) nem com as sexualidades homo e hetero, o princípio de isonomia deve partir da definição de gênero para considerar os direitos iguais, porque ela é não é restritiva.
O princípio de isonomia não deve levar em consideração as categorias de gênero e sim as definições biológicas do sexo masculino e feminino por que o casamento e a família nuclear (pais, mãe e filhos) são instituições sociais básicas à vivência em sociedade.


marciabove1: resposta correta.: Considerando que não há necessariamente uma identificação do gênero com as categorias sexuais (homem e mulher) nem com as sexualidades homo e hetero, o princípio de isonomia deve partir da definição de gênero para considerar os direitos iguais, porque ela é não é restritiva.
É isso mesmo! O verdadeiro princípio democrátivo deve levar em consideração as identidades que partem do seio da sociedade e não de definições prévias feitas por uma parte da sociedade
marciabove1: acabei de fazer em minhas atividades complementares da faculdade
helohelemoreira: MUITO OBRIGADA.........................
luwisny: OBRIGADA CERTINHA!!

Soluções para a tarefa

Respondido por sbilachi
498
Considerando que não há necessariamente uma identificação do gênero com as categorias sexuais (homem e mulher) nem com as sexualidades homo e hetero, o princípio de isonomia deve partir da definição de gênero para considerar os direitos iguais, porque ela é não é restritiva.

Sanlima13: esta mesmo certo , obrigada
jullyaquino: Obrigado
Rosa12: correta!!!
crisbaquiao: obrigado
marquinhomaquin: muito obrigado....certinho!
Respondido por sandraadomingue
14

considerando que não há necessariamente uma identificação do gênero co  as categorias sexuais (homem e mulher) nem com as sexualidades homo e hetero, o princípio de isonomia deve partir da definição de gênero para considerar os direitos iguais, porque ela não é restritiva.

Perguntas interessantes