tas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu,
barão e servo, mestre de ofício e companheiro, em resumo,
opressores e oprimidos se encontraram sempre em constante
oposição, travaram uma luta sem trégua, ora disfarçada, ora
aberta, que terminou sempre por uma transformação
revolucionária de toda a sociedade, ou então pela ruína das
diversas classes em luta.
Karl Marx. Manifesto comunista (com adaptações).
Uma religião é um sistema solidário de crenças e de
práticas relativas a coisas sagradas, isto é, separadas, proibidas;
crenças e práticas que unem, numa mesma comunidade moral
chamada Igreja, todos os que a elas aderem.
Émile Durkheim. As formas elementares da vida religiosa.
Tendo os fragmentos de textos acima como referência inicial,
assinale a opção correta.
A Para Marx, é por meio da revolução pacífica que se podem
superar os conflitos entre os membros de uma sociedade.
B Durkheim considera a religião como um sistema autônomo
e subjetivo de práticas sagradas às quais os indivíduos
aderem a partir de suas crenças religiosas.
C As transformações revolucionárias ocorridas no Leste
Europeu no século XX foram previstas por Marx.
D A religião, para Durkheim, é um sistema de classificação
que se baseia na moral humana.
E Segundo Marx, a luta de classes compreende as questões
de gênero, de etnia e de outras minorias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
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A é falsa. É mesmo questionável até que ponto Marx admitia uma via revolucionária (fosse pacífica ou não), e não apenas concebia a mudança como inevitável.
B é falsa. Para ele, a religião é um sistema profundamente ligado com as manifestações sociais e culturais.
C é falsa, já que Marx descrevia as revoluções socialistas como uma consequência das sociedades industrializadas, elemento que não descrevia corretamente as condições da Rússia no período da revolução.
D é verdadeira, sendo uma forma de tentar "objetivar" a moral humana por meio de regras sociais que são impostas.
E é falsa, já que as classes são grupos sociais com interesses econômicos e políticos comuns, e não minorias culturais, étnicas ou sexuais.
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