Geografia, perguntado por guenkajulia2005, 1 ano atrás

Tarifas norte-americanas sobre US$ 34 bilhões em produtos chineses entraram em vigor na sexta-feira, sinalizando o início de uma guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo. O país asiático, em resposta, impôs uma sobretaxa idêntica sobre 545 produtos americanos. No atual contexto de economias integradas em um sistema de comércio multilateral, mudanças nos preços, reduções ou aumentos de produção, fechamentos ou deslocamento de fábricas ou ainda a pressão para redirecionar produtos para outros destinos geram impactos diretos nos parceiros econômicos da China e dos Estados Unidos.

(Adaptado do disponível em: . Acesso em: 1º ago. 2018)


Com base no texto e em conhecimentos sobre o assunto, julgue as afirmativas.
( ) Em busca por mais liderança no cenário mundial, a China vem ampliando a participação da iniciativa privada na economia, embora o Estado ainda mantenha setores estratégicos sob seu controle. O governo visa assim estimular a concorrência entre empresas que atuam no país.
( ) Ao sobretaxar produtos chineses como o aço e os manufaturados, a política protecionista de Donald Trump afeta a relação bilateral com a China, prejudica a geração de empregos industriais e terciários nos EUA, setores que já mostram tendência de declínio, e enfraquece o Nafta.
( ) Os investimentos em alta tecnologia vêm tornando a China um país menos dependente das inovações importadas. No entanto, boa parte das mercadorias industriais chinesas mais elaboradas, como automóveis, IPhones e robôs, ainda é projetada nos EUA ou na Europa.
( ) Acima de China e União Europeia, os Estados Unidos são o principal parceiro comercial dos países africanos. O grande mercado de commodities representado pela África garante aos norte-americanos o acesso a vastas reservas minerais e abundantes jazidas de petróleo.
( ) A “Nova Rota da Seda”, projeto bilionário de infraestrutura do governo de Xi Jinping, demonstra a iniciativa chinesa de estimular a globalização e minimizar as barreiras comerciais com as potências do Ocidente.


Soluções para a tarefa

Respondido por juliachucarroing
10

Resposta:

V – F – V – F – F.

Explicação:

Os itens falsos são: o segundo (o protecionismo do governo Trump em relação a China apresenta o objetivo de proteger a indústria dos Estados Unidos e gerar empregos no setor secundário no país, os empregos no setor terciário seriam pouco afetados, a guerra comercial com a China não enfraquece diretamente o NAFTA, todavia as relações com o México e Canadá também são conflituosas), o quarto (a China é a maior parceira comercial e também maior investidora nos países africanos, os chineses importam de nações africanas principalmente commodities minerais e energéticas como ferro, cobre, cobalto, carvão e petróleo) e o quinto (a “Nova Rota da Seda” constitui um conjunto de investimentos em infraestrutura, principalmente no setor de transportes e portos, com o objetivo de integrar mais a economia chinesa com o restante do continente asiático, Rússia e partes da África, o que gera tensão com os interesses econômicos e geopolíticos de potências ocidentais como os Estados Unidos).    

Perguntas interessantes