Tarefa de História,para próxima aula!
1°) Caracterize o totalitarismo.
2°) Sintetize os fatores que favoreceram o surgimento de regimes totalitários.
3°) Como o Partido Nacional Fascista, liderado por Mussolini, chego ao poder na Itália?
4°) Quais eram os propósitos do governo ao se empenhar na educação pública? O que foi feito nesse sentido?
5°) Como era a situação socioeconômica da Alemanha após a Primeira Guerra Mundial?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O totalitarismo é um sistema político ou forma de governo que proíbe partidos de oposição, restringe os indivíduos de se oporem ao Estado e suas reivindicações e exerce um alto grau de controle sobre a vida pública e privada dos cidadãos.
2. Regimes totalitários e extremistas ganham força em tempos de caos geral e degradação econômica e social. Os regimes totalitários europeus do século XX ganharam força devido a um sentimento de revanchismo histórico (principalmente devido à Primeira Guerra), uma grave crise econômica (as taxas de inflação eram sem precedentes na Alemanha) e um sentimento nacionalista era crescente neste caos.
3. A estratégia de Mussolini era pressionar o rei Victor Emmanuel III, realizando uma enorme marcha fascista em outubro de 1922, conhecida como Marcha sobre Roma. Militantes fascistas conhecidos como Camisas Negras invadiram a capital italiana, um sinal da força de Mussolini. Diante dessa demonstração de poder, o rei optou por convidar Mussolini para ingressar no governo como primeiro-ministro. Mussolini estabeleceu uma ditadura e em pouco tempo tornou-se o italiano "duce", que significa "condutor".
4. Formar um grande exercito e aumentar o sentimento nacionalista, para isso, introduziu o ensino militar nas escolas.
5. A economia alemã neste período caracterizou-se por uma forte inflação e um grande número de desempregados. A inflação beneficiava apenas alguns grupos econômicos, como grandes indústrias, mas afetava diretamente as condições de vida dos assalariados.