Português, perguntado por Lertiu123, 8 meses atrás

Tanto o adjunto adnominal quanto o complemento nominal podem ser compostos por uma locução adjetiva. Sendo o complemento nominal distinto do adjunto nominal pela sua obrigatoriedade coesiva, AVALIE que há a presença dos dois termos sintáticos em:
a) "A formiguinha tímida aceitou o presente das demais."
b) "A vitória tornou famoso o piloto mais jovem."
c) "Esse critério de distinção não significará nada para os outros professores."
d) "A área de análise dos alunos será refeita por um corpo docente escolhido pelo coordenador."
e) "A escultura do artista pós-modernista era semelhante a um leão alado."
A seguir, JUSTIFIQUE sua escolha.


juliagabrielle5482: s v
juliagabrielle5482: Slá*** Corretor chatoo kk

Soluções para a tarefa

Respondido por juliagabrielle5482
3

Resposta:

É comum as pessoas fazerem confusão ao tentar classificar essas estruturas sintáticas. Uma dica é sempre notar que o adjunto adnominal só trabalha para o substantivo (concreto ou abstrato), enquanto o complemento nominal pode trabalhar para o substantivo abstrato, para o adjetivo e para o advérbio.

Assim, só haverá possibilidade da dúvida se o elemento ao qual a expressão se refere for um substantivo abstrato, certo?

Outro ponto a observar é o fato de que o adjunto adnominal pode ser função desempenhada por artigo, adjetivo (ou palavra de valor adjetivo) ou por locuções adjetivas (preposição + substantivo). O complemento nominal, por sua vez, é uma função substantiva, desempenhada por um substantivo que virá sempre precedido de uma preposição exigida pelo nome regente. Assim, a interseção entre o complemento e o adjunto só se dará quando se tratar de uma expressão formada por preposição + substantivo.

Ou seja, se você encontrar uma estrutura como “biscoito de chocolate“, não haverá dúvida de que “de chocolate” é um adjunto adnominal uma vez que “biscoito” é um substantivo concreto, o qual não é escopo do complemento nominal; se esbarrar com “Ele é útil a mim“, saberá que “a mim” só pode ser complemento, uma vez que completa um adjetivo, o qual não é escopo do adjunto adnominal. Se encontrar, ainda, a estrutura “investimentos gigantescos“, identificará facilmente que “gigantescos” é adjunto adnominal, uma vez que se trata de um adjetivo, e o complemento nominal será sempre “preposição + substantivo”…


Lertiu123: Tá então é qual?
Perguntas interessantes