Tanto no fordismo quanto no taylorismo, trata-se de tentar impor uma mudança que extrapola o mundo das fábricas. A organização da vida com base no cronômetro industrial e no controle dos gestos também se espraia para outros âmbitos da existência, já que a rotina da família, as relações entre os gêneros e as atividades de consumo são profundamente alteradas com essa nova configuração. A cultura do trabalho de Taylor-Ford incentivava, para além do ambiente das fábricas, uma vida regrada e ordeira, higiênica e controlada.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. A Degradação do Trabalho no Século XX. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1980.
Dessa forma, sobre cultura do trabalho de Taylor-Ford é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
os trabalhadores experimentavam, pela primeira vez, um aumento no seu poder de consumo, graças à alta dos salários.
b)
gerava uma situação de fortalecimento dos sindicatos e instrumentos de luta, na medida em que as sociabilidades operárias eram estimuladas a trabalhar menos.
c)
visava aumentar a produtividade a valores exorbitantes, e pagar salários menores aos funcionários, prática conhecida como “política da prosperidade”.
d)
foi um período de grandes mudanças, onde o trabalhador sentiu o impacto da redução dos salários e diminuição do consumo.
e)
a “política da prosperidade” aumentou o tempo de produção e trabalho dos operários, beneficiando os sindicatos e empregadores com maior lucratividade
2)
Durante todo o século XIX, os países europeus assistiram a conflitos envolvendo as necessidades dos grandes capitalistas e as demandas dos trabalhadores por uma jornada de trabalho mais justa e pela retomada do controle sobre os processos produtivos.
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. A Degradação do Trabalho no Século XX. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1980.
Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I - Podemos afirmar que os trabalhadores da Europa ou dos Estados Unidos tenham aceitado sem protesto todas essas mudanças.
II - A Comuna de Paris, em 1871, foi um dos primeiros momentos em que os operários questionaram profundamente sua situação, tendo sido duramente reprimidos.
III - Nos Estados Unidos, apesar da alta de salários, vários movimentos se organizaram, setorialmente, em nome da redução da jornada de trabalho a oito horas diárias e de melhores condições de trabalho.
IV - Já em 1886, em Chicago, um conflito ocorrido no dia 1 de maio marcou uma manifestação pela redução da jornada de trabalho e levou a uma grande greve de trabalhadores, cuja pauta era 8 horas de trabalho, 8 horas de descanso e 8 horas de lazer.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I e IV.
c)
I, II e III.
d)
I, III e IV.
e)
II, III e IV.
qual é a resposta Aap1 de historia conteporanea do seculo xx ao xxi da unopar, por favor me ajudem?
Soluções para a tarefa
Respondido por
35
Resposta: 1 ) a
2) e
3) b
4) a
Explicação:1) a) a)
os trabalhadores experimentavam, pela primeira vez, um aumento no seu poder de consumo, graças à alta dos salários.
2) e) II, III e IV.
3)b) F – F – V – V.
4)a) era o movimento amplo de crítica ao capitalismo que supunha que os trabalhadores deveriam reter em suas mãos o controle do Estado e da produção, retomando a autonomia sobre seu ofício e sobre os lucros dele advindos.
cristianowilerson:
Correto , obrigado!!!
Respondido por
2
Resposta:
confirmado no AVA
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás