“Tanto a criança à qual se destina a literatura infantil, quanto o jovem ao qual se destina a literatura juvenil são construções, ambas sociais. E, na condição de satélites de construções sociais, tanto o infantil de uma quanto o juvenil de outra são conceitos instáveis: o que é literatura infantil, em determinado contexto, pode ser juvenil em outro e vice-versa."
(Lajolo, 2008, p. 24. Adaptado.)
No que concerne à relação entre texto e leitor infantil/juvenil, Lajolo afirma que
Soluções para a tarefa
A literatura infantil, deve estar relacionada a realidade social, ou seja, o desenvolvimento da sociedade que vivemos hoje, incluindo as novas tecnologias na vida dos pequenos desde cedo. A alternativa D se apresenta como correta.
Pensar em literatura infantil, é entender que ela também estará presente na formação da criança, tendo influência na vida de outros indivíduos e na forma como os pequenos irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação.
As alternativas:
A
a boa literatura para crianças envolve narrativas com forte apelo moral, enquanto que, para os jovens, envolve histórias que tenham por pano de fundo a questão da sexualidade, pois esses são os contextos relacionados a essas faixas etárias.
B
os temas que contribuem com a formação moral do leitor devem ser priorizados, tendo em vista a faixa etária do público para o qual se dirige, pois o principal valor da literatura está no caráter educacional e formador dos livros
C
a literatura de qualidade para as crianças e para os jovens é aquela que envolve os clássicos definidos para um e outro grupo, pois vêm participando da formação de crianças e jovens há várias gerações
D
a literatura voltada ao público infantil e juvenil está vinculada a uma realidade social e, por isso, tem caráter mutante, a depender dos valores em voga em determinada comunidade em certo tempo.