também me ajudam nessa
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O tropeirismo surgiu como uma nova atividade comercial com finalidade de promover a interligação dos pólos econômicos do Brasil. As mercadorias importadas e alimentos eram trazidos no lombo de mulas e cavalos que cortavam várias trilhas capazes de integrar diferentes pontos da geografia nacional. Quando não aproveitavam as estradas há muito tempo abertas pelos índios, os tropeiros tinham o trabalho de desbravar a mata virgem para a criação de novas rotas.
Por essa razão, nos séculos XVII e XVIII, o tropeirismo representou grande importância para o fortalecimento da economia e crescimento da vida em espaços rurais e pequenas cidades, principalmente no sul do País, devido à forma como as viagens eram realizadas – em caravanas à cavalo. Por isso é importante ressaltar o valor desses animais para o movimento tropeiro, afinal eram eles os responsáveis por transportar as cargas mais pesadas, em percursos ainda difíceis para o tráfego a pé.
Desta forma os responsáveis pelo manejo dos animais e demais mercadorias, passaram a ser chamados de tropeiros, estes eram viajantes que transportavam rebanhos de gado e de outros produtos, como especiarias e temperos, com a finalidade de comercializá-los, nas regiões sul, sudoeste e centro-oeste brasileira. Mesmo com a expansão do movimento tropeiro pelo território nacional, sua origem e principais tradições carregam fortes marcos e traços da cultura gaúcha, a exemplo das roupas: ponchos, chapéus e botas, até a alimentação e vocabulário.