Pedagogia, perguntado por RehSantos1234, 7 meses atrás

Também chamado de Pseudociência, o Negacionismo Científico tem utilizado Técnicas de Negação em três Áreas bastante comuns, a vacina, as sementes transgênicas e o aquecimento global. 
 
Leia os textos a seguir e identifique qual Técnica foi usada em ambos os casos para negar os fatos relatados.

Negacionistas de vacinas: se o governo pode obrigar você a vacinar seus filhos, então, isso levará a um controle total do governo sobre o seu corpo e todos nós seremos microchipados;

Negacionistas do aquecimento global: os cientistas nem sequer conseguem prever como vai estar o tempo amanhã, então, como podemos confiar no que dizem sobre o clima?

 

A)
Falsos especialistas.

B)
Falácias lógicas.

C)
Expectativas irreais.

D)
Seleção a dedo.

E)
Teorias da conspiração.

Soluções para a tarefa

Respondido por irmlin
57

Resposta:

Falácias lógicas

Explicação:

Falácias lógicas

Estas são a ferramentas preferidas dos pseudocientistas, mas também são usadas praticamente por todo o mundo o tempo todo, em todas as esferas da vida. Falácias lógicas incluem ataques ad hominem (ataca-se o oponente enquanto pessoa, não seu argumento), falácia do espantalho (quando se atribui uma posição distorcida ao oponente, o que torna mais fácil refutá-la), falácia da bola de neve (em que se parte de uma proposição à qual encadeiam-se outras, até chegar a uma conclusão absurda), chamarizes e distrações (quando se introduz outro assunto para desviar a atenção do primeiro), falsas dicotomias, e centenas de formas logicamente inválidas para defender um argumento.  

As falácias lógicas apelam à tendência do cérebro de pensar a partir de relatos anedóticos (casos isolados, sem validade científica) e não logicamente. Por isso, muitos argumentos logicamente falaciosos soam convincentes. O negacionista de ciência depende disso, porque não tem a ciência do seu lado, ao contrário do verdadeiro cientista que segue a evidência e, portanto, não precisa recorrer a argumentos logicamente inválidos.

Negacionistas do aquecimento global: Uma distração comum, usada por negacionistas do clima, é alegar que cientistas nem sequer conseguem prever como vai estar o tempo amanhã, então como podemos confiar no que dizem sobre o clima? Este é um chamariz – uma distração irrelevante – porque clima e tempo não têm nada a ver um com o outro. Pense no clima como o que você tem aplicado em poupança e investimentos, e no tempo como o dinheiro que você tem na carteira neste momento.

Negacionistas de transgênicos: Desde que a Monsanto se tornou a face mais visível das culturas transgênicas, o nome da empresa virou uma espécie de palavrão para denegrir a biotecnologia. Ao amarrar a tecnologia a todas as supostas ou imaginadas transgressões éticas e legais da empresa, os negacionistas recorrem a várias falácias: chamariz, ad hominem, a non-sequitur (em que a conclusão não decorre das premissas) e a que gosto de chamar de argumentum ad Monsantium (3) (algo como “Então, você ama a Monsanto?”).

Negacionistas de vacinas: Uma falácia da bola de neve que ouvimos frequentemente é que se o governo pode obrigar você a vacinar seus filhos, então isso levará a um controle total do governo sobre o seu corpo e todos nós seremos microchipados, etc, etc, etc.


davidbrito776: correta
Respondido por Danas
2

Sobre os negacionistas do aquecimento global, e sobre os métodos que eles usam para tentar convencer a sociedade, a alternativa correta é:

B) Falácias lógicas

As falácias lógicas são falas de alguns negacionistas que buscam tirar a credibilidade do conhecimento cientifico, eles apontam um problema que ainda não foi solucionado pela ciência, e falam que toda a ciência é falha.

Porém, esquecem que a sociedade só é como é hoje devido ao avanço da ciência.

É possível sim prever o tempo nos próximos dias, claro, com algumas falhas, já que o movimento dos ventos na atmosfera são voláteis,  podem mudar a qualquer momento.

Qualquer movimento negacionista tenta se munir de falácias logicas.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/93391

Anexos:
Perguntas interessantes