Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas já imaginou que o celular existe há pouco tempo? Basta assistir a reprise de uma novela de TV de duas décadas atrás e você logo perceberá muitas situações que são bem diferentes das encontradas nos dias atuais, graças ao celular. As pessoas saíam para seus compromissos e só era possível entrar em contato com elas, quando chegassem aos seus destinos. Isso contando que lá onde elas estivessem, existisse um telefone “fixo” disponível. O fato é que durante o trajeto, seja ele perto ou longe, as pessoas ficavam incomunicáveis.
Essa pequena caixinha que as pessoas costumam levar dentro de suas bolsas, bolsos ou penduradas no pescoço, provocaram uma grande mudança na nossa sociedade. Antes o telefone se limitava a fazer e receber ligações. Hoje vários recursos são utilizados: torpedos, e-mails, fotos, vídeos, jogos e outros. Tudo mudou muito depressa e certamente mudará muito mais.
Imagine só que a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação à distância foi feita em Nova York em 1973 pelo engenheiro Martin Cooper. O aparelho que ele usou pesava quase um quilo, e media 25 centímetros. A bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos. Custava 4 mil dólares. E o apelido era perfeito: “tijolão”.
No Brasil a primeira ligação por celular foi feita na cidade do Rio de Janeiro no mês de dezembro de 1990. o aparelho custava uma fortuna e a conta outra
Produção Textual
Estamos iniciando um projeto chamado “Como a ciência entra na vida das pessoas?”. Para exercitarmos a escrita, vamos realizar nossa primeira produção textual deste ano. Inspirados no texto “O Celular em Nossas Vidas” escolha algo que tenha na sua casa e que foi desenvolvido através de pesquisas científicas em qualquer área, pode ser farmacêutica (medicamentos), tecnológicas (notebooks, TV, etc), automação industrial (máquina de lavar roupas, forno microondas, geladeira…). Descreva os impactos que o item escolhido trouxe para a vida das pessoas, por exemplo: “antes de existir geladeira as pessoas…” ou “antigamente a TV só reproduzia imagens em preto e branco…” . Se possível, pesquise a origem deste item, quem o criou, em que ano. O texto deverá ter introdução, desenvolvimento e conclusão e no mínimo 20 linhas escritas de próprio punho. Cuide a ortografia, bem como a coesão e coerência.
MODOS VERBAIS
Modo Indicativo
O modo indicativo manifesta ações habituais, bem como expressa tanto fatos presentes, como passados ou futuros.
Exemplos:
Caminho todas as manhãs. (acontece)
Caminhei ontem à noite. (aconteceu)
Caminharei sábado à tarde. (acontecerá)
Modo Subjuntivo
O modo subjuntivo manifesta desejos ou hipóteses no tempo presente, bem como no passado e no futuro.
Exemplos:
Espero que chova durante toda a noite. (desejo presente)
Se chovesse, as plantas estariam regadas. (hipótese passada)
Quando chover o caso estará resolvido. (possibilidade futura)
Modo Imperativo
O modo imperativo manifesta ordens ou pedidos de forma afirmativa e também de forma negativa.
Exemplos:
Ajude a senhora a atravessar a rua. (imperativo afirmativo)
Não ajude aqueles malandros! (imperativo negativo)
Vídeo para auxiliar na compreensão: Clique aqui
Atividade
Volte ao texto “ O Celular em Nossas Vidas” e circule ou sublinhe os verbos que encontrar de acordo com as orientações abaixo.
Indicativo: azul Subjuntivo: preto Imperativo: vermelho
me ajudem pfvv
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
você sabe q na da para sublinhar nada pelo bralliy né por tanto essa perg aqui e inútil
anaizabelpereira:
simm mais e so falar as pelavras exemplo:modo verbais tals e tals modo indicativo tals e tals ja que nao pode ajuda naoestrova
Perguntas interessantes
Química,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás